SÓCIO EVANGELIZADOR SOLIDÁRIO

A primeira semana de julho foi marcada pela visita dos seminaristas da Diocese de Iguatu às paróquias para discorrerem sobre o Sócio Evangelizador Solidário, visitar os atuais colaboradores e incentivar a participação de outros. Portanto, por sócio entenda-se o colaborador, ou seja, aquele que contribui, mensalmente, para custear algumas necessidades diocesanas importantíssimas, apontadas abaixo.

A primeira manutenção é da Casa de Acolhimento Irmã Dulce. Acolhe acompanhantes de pessoas que procuram e recebem os serviços de saúde nas unidades hospitalares de Iguatu. Sendo pobres, e não tendo onde ficar, são conduzidas por assistente social até a referida Casa. Nela encontram dormida, refeições e, se quiserem, um espaço de oração na Capela.

Religiosas e funcionárias, sob a orientação da Irmã Milena, são responsáveis pelo acolhimento fraterno que, em geral, somam cerca de 60 pessoas por mês, provenientes dos diversos Municípios que compõem a Diocese, inclusive outros, sejam do próprio Ceará sejam de alguns Estados nordestinos vizinhos.

Segue-se a Obra Rainha dos Anjos que abriga dependentes químicos em Milhã. Recebe pequena doação. Tal Obra benemérita, fundada por Ricardo Pontes, recupera homens, em geral jovens, da dependência de drogas pesadas. Vive da Providência Divina, através da generosidade sócio e caritativa dos doadores, amigos da Instituição. É pequena a doação porque a Obra, embora aprovada na Diocese, não é por ela mantida.

A segunda manutenção é a Formação do Laicato. Nossos fieis leigos (as) precisam de educação e de formação na fé. Isto acontece, de modo amplo e variado, através de encontros catequéticos, de estudos bíblico e litúrgico, de aprofundamento nas temáticas e atividades das diversas Pastorais. O fiel de Cristo, evangelizado e preparado, evangeliza melhor.

A terceira manutenção é a Formação dos futuros Sacerdotes. Atualmente, a Diocese de Iguatu possui 45 seminaristas que são vocacionados à vida sacerdotal. Estão espalhados nos diversos Seminários: Iguatu, Quixadá, Crato e Fortaleza. Formar padres custa caro. Grata despesa que prepara o futuro. Os recursos provêm do Sócio Evangelizador Solidário e da participação dos católicos alemães.

Enquanto bispo de Iguatu, agradeço cada sócio solidário cuja colaboração mantém dois aspectos da vida eclesial: situações sociais específicas e a formação de leigos e seminaristas. Igualmente, aplaudo e incentivo aqueles que perseveram em sua doação. Muito obrigado!

Peço que, ouvindo os seminaristas, todos os sócios atualizem seu cadastro. Aqueles (as) que ainda não se consideram sócios digam sim ao apelo que os seminaristas fizeram e que eu reforço.

Faço menção honrosa ao Padre Lázaro, nosso Vigário Geral, que decidida e prontamente, se dispôs a dinamizar o Sócio Evangelizador Solidário, conseguindo, em apenas um ano, aumento considerável de doadores. Espero o crescimento contínuo…  Agradeço o incentivo dos padres, corresponsáveis pela vida diocesana, empenhada e exitosa.

Sabemos que a iniciativa de fundar o Sócio Evangelizador Solidário e a Casa de Acolhimento Irmã Dulce é de meu antecessor Dom João Costa, atual arcebispo de Aracaju. Quando cheguei em Iguatu, há três anos atrás, muito me surpreendi pelo bem que ambas as instituições realizam para a glória de Deus e em prol da caridade por Ele tão recomendada e apreciada. Estou certo que o Senhor é dadivoso para quem se doa naquilo que oferece de si mesmo. Nunca podemos esquecer da exortação de São Paulo, apóstolo: “ Cada um dê como dispôs seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9, 7).