XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude da Pastoral Juvenil da CNBB: Rumo à Evangelização da Juventude

Aparecida, SP – 7 e 8 de setembro de 2023

Nos dias 7 e 8 de setembro de 2023, a cidade de Aparecida, em São Paulo, foi palco do XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude da Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o tema “Do Sínodo dos Jovens ao Projeto Ao Seu Lado, o Magistério do Papa Francisco para as Juventudes”, o evento reuniu líderes religiosos e jovens de todo o país para discutir a evangelização da juventude.

O encontro foi coordenado por Dom Vilson, bispo referencial nacional da Pastoral Juvenil, e teve como objetivo principal impulsionar a evangelização dos jovens, transmitindo a mensagem de que o Senhor caminha ao lado de cada um deles. Com a implementação do novo projeto da Pastoral Juvenil e a formação de uma nova equipe na Comissão Episcopal para a Juventude (CEJ), os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar sua missão na Igreja, focando no serviço da evangelização da juventude.

Com Dom Vilson, bispo referencial nacional da Pastoral Juvenil

Dentre os principais participantes do evento, destacaram-se os assessores adultos e jovens dos Setores Diocesanos da Juventude, representantes de Congregações Religiosas, Movimentos, Novas Comunidades, PJs e Grupos Paroquiais. Além disso, a Diocese de Iguatu esteve representada por Marlos Moreira, coordenador de Juventude, e o Padre Yukio Adelly Vieira da Silva.

O encontro foi uma oportunidade única para a troca de experiências e ideias entre os participantes, buscando fortalecer a ação da Igreja na evangelização da juventude, um dos desafios mais relevantes da época. A programação incluiu palestras, mesas-redondas, momentos de espiritualidade e reflexão, além de atividades práticas voltadas para a promoção da fé entre os jovens.

Com temas atuais e relevantes, o XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude da Pastoral Juvenil da CNBB foi um marco na busca por estratégias eficazes de evangelização da juventude no Brasil. O evento reforçou o compromisso da Igreja em acompanhar e guiar os jovens em sua jornada de fé, sempre com a mensagem de que o Senhor está ao lado de cada um deles.