SETOR JUVENTUDE DA DIOCESE DE IGUATU REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM LIDERANÇAS JUVENIS

O Setor Juventude da Diocese de Iguatu realizou nos dias 09 e 10 de março de 2019 um encontro com as lideranças juvenis paroquiais.

O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral e contou com a presença de jovens vindos das paróquias, membros de diversos
movimentos e serviços da Igreja, do Assessor do setor diocesano, Pe. Gil, da Comissão Diocesana e a visita de Dom Júlio César, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, referencial do Setor Juventude no Regional Nordeste I.

Falando aos presentes, Dom Júlio diz que “Os jovens precisam de oportunidade para mostrar do que são capazes de fazer, precisamos acreditar neles. São muitas as virtudes dos jovens que precisam de valorização”, afirmou: “Eles [jovens] trazem na sua existência a alegria de viver, a vontade de um mundo melhor, têm sempre a ousadia de fazer acontecer, e um potencial que precisa ser colocado a serviço”, comentou o sacerdote, que continuou: “Está estampado no jovem sua força de vontade de querer vencer, de querer ser alguém”.

Durante todo o dia 09 foi trabalhado o material produzido pela CNBB, Coordenadores e líderes, e apresentado o projeto da diocese para 2019- 2020 assessorado por Marlos Moreira. No dia 10, conduzido pela Ir. Maria José, Carmelita de Santa Terezinha, os jovens puderam vivenciar a Lectio divina, expressão latina que pode ser traduzida como “leitura divina”, “leitura espiritual” ou, ainda, como “leitura orante da Bíblia”. Saindo ainda para a reflexão no deserto, lugar privilegiado, os jovens puderam ter o seu encontro pessoal e místico com Deus.

Encerrando o encontro, Pe. Gil lembrou a todos a necessidade de caminharmos juntos nas diversas expressões juvenis animando os jovens a estarem participando desse espaço de troca de experiência e união das juventudes.

Marlos Moreira – Coordenador do Setor Juventude