PASTORAL UNIVERSITÁRIA PROMOVE LIVE E LANÇA ATIVIDADES

Aconteceu no último sábado, dia 11 de Julho, importante iniciativa da Pastoral Universitária da Diocese de Iguatu, que está sendo rearticulada para desempenhar importante papel no elo fé e ciência. O Cenário de um acréscimo importante de Universidades e faculdades nos últimos anos inquietou o senhor Bispo Diocesano para organizar a PU na Diocese com a criação de uma comissão de agentes de pastoral vinculados à dinâmica universitária – professores e alunos.

Em tempos de pandemia, uma Live foi organizada com transmissão multiplataforma a partir dos canais da Mais FM e TV Mais e retransmissão pelo site da Diocese, para discutir um tema de relevante inserção na Comunidade Acadêmica – A saúde emocional dos acadêmicos no enfrentamento às consequências do Covid-19. Pe. João Batista, também professor Universitário, Psicólogo e Coordenador de Pastoral foi o conferencista da Live que durou cerca de duas horas com prestigiada audiência.

O Bispo da Diocese de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem, proferiu a Palavra de Abertura, considerou o seu histórico também como imerso na realidade acadêmica e os desafios da nova pastoral. Em seguida o Coordenador da PU na Diocese, Prof. José Ivo Ferreira de Souza – URCA/UNIFIC, ressaltou a caminhada da constituição da PU na Diocese. Pe. Anastácio – IFCE, também Professor Universitário, esboçou realidades e iniciativas que poderão ser articuladas pela Pastoral. Integrantes da Comissão – Dr. Leydomar Pereira – UNIFIC, Profa. Natália Bastos – URCA, Profa. Socorro Pinheiro – UECE e o Assessor Diocesano da PU, Pe. Fernando Cavalcante, expuseram expectativas e objetivos da nova Pastoral.

As lives durante o período excepcional da Pandemia serão mensais, sempre com um tema diferente e em meios de comunicação variados. Também se organiza um grupo de estudos interdisciplinar para a formação permanente dos membros. No retorno presencial das atividades acadêmicas desenha-se uma série de ações, inclusive solidárias. O momento foi apresentado pelo Radialista Paulinho Neto.