PASTORAL UNIVERSITÁRIA PROMOVE LIVE E LANÇA ATIVIDADES

Spread the love

Aconteceu no último sábado, dia 11 de Julho, importante iniciativa da Pastoral Universitária da Diocese de Iguatu, que está sendo rearticulada para desempenhar importante papel no elo fé e ciência. O Cenário de um acréscimo importante de Universidades e faculdades nos últimos anos inquietou o senhor Bispo Diocesano para organizar a PU na Diocese com a criação de uma comissão de agentes de pastoral vinculados à dinâmica universitária – professores e alunos.

Em tempos de pandemia, uma Live foi organizada com transmissão multiplataforma a partir dos canais da Mais FM e TV Mais e retransmissão pelo site da Diocese, para discutir um tema de relevante inserção na Comunidade Acadêmica – A saúde emocional dos acadêmicos no enfrentamento às consequências do Covid-19. Pe. João Batista, também professor Universitário, Psicólogo e Coordenador de Pastoral foi o conferencista da Live que durou cerca de duas horas com prestigiada audiência.

O Bispo da Diocese de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem, proferiu a Palavra de Abertura, considerou o seu histórico também como imerso na realidade acadêmica e os desafios da nova pastoral. Em seguida o Coordenador da PU na Diocese, Prof. José Ivo Ferreira de Souza – URCA/UNIFIC, ressaltou a caminhada da constituição da PU na Diocese. Pe. Anastácio – IFCE, também Professor Universitário, esboçou realidades e iniciativas que poderão ser articuladas pela Pastoral. Integrantes da Comissão – Dr. Leydomar Pereira – UNIFIC, Profa. Natália Bastos – URCA, Profa. Socorro Pinheiro – UECE e o Assessor Diocesano da PU, Pe. Fernando Cavalcante, expuseram expectativas e objetivos da nova Pastoral.

As lives durante o período excepcional da Pandemia serão mensais, sempre com um tema diferente e em meios de comunicação variados. Também se organiza um grupo de estudos interdisciplinar para a formação permanente dos membros. No retorno presencial das atividades acadêmicas desenha-se uma série de ações, inclusive solidárias. O momento foi apresentado pelo Radialista Paulinho Neto.