Participação Significativa da Diocese de Iguatu no 5º Congresso Missionário Nacional em Manaus

O encerramento do 5º Congresso Missionário Nacional, realizado em Manaus (AM) em 15 de novembro, contou com a participação destacada da Diocese de Iguatu. O evento reuniu 800 participantes de todas as regiões do Brasil, incluindo o padre José Ribeiro, Coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), e a irmã Irismar, representando a Diocese de Iguatu.

Sob o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, os missionários divulgaram uma carta compromisso, apontando pistas para ampliar e dinamizar as prioridades do Programa Missionário Nacional (PMN). A Diocese de Iguatu, através do padre José Ribeiro e da irmã Irismar, contribuiu ativamente nas reflexões e discussões do congresso.

Na carta, destacaram a importância de reconhecer o Ressuscitado no cotidiano dos povos e refletiram sobre a identidade missionária da Igreja, fundamentada no diálogo recíproco e na inclusão das periferias. O PMN, com suas prioridades de formação missionária, animação missionária, missão Ad Gentes e compromisso profético-social, recebeu ênfase nas discussões, com os participantes indicando pistas para ampliação e dinamização dessas áreas.

A participação ativa da Diocese de Iguatu, representada pelo padre José Ribeiro e pela irmã Irismar, fortaleceu o Congresso, contribuindo para a revitalização do PMN. O evento contou ainda com a presença de 40 bispos, 150 consagrados/as, 110 presbíteros, 10 diáconos, 30 seminaristas, 300 leigos/as, representantes de povos originários e 200 voluntários/as.

O Congresso incluiu diversas atividades, como conferências, painéis temáticos, oficinas, momentos de reflexão e debates em grupos, proporcionando aos participantes vivências na realidade local. A Romaria dos Mártires marcou o encerramento, consolidando um momento significativo na programação do evento.

*Com informações e fotos das Pontifícias Obras Missionárias.*