Paróquia de Nossa Senhora das Dores realiza 41ª edição da Caminhada da Seca em Senador Pompeu-CE

No último domingo, 12, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores realizou a 41ª Caminhada da Seca em memória às vítimas do Campo de Concentração do Patu em Senador Pompeu-CE. A romaria, iniciou-se as 4h30min da manhã na Igreja Matriz e percorreu um caminho de cerca de 3 km até o Cemitério da Barragem do Patu. Também denominado como Santuário da Seca, o cemitério é um lugar de memória onde as vítimas do Campo de Concentração do Patu foram enterradas em valas comuns.

Em 2023, a caminhada trouxe como tema: “Pela preservação da memória, da história, por justiça social e pelas Santas Almas da barragem do Patu”, evidenciando um olhar para as dolorosas memórias do passado e um chamado concreto às ações de convivência com o semiárido no presente e para o futuro. Isto unido a devoção da comunidade que traz esperança e dá sentido as lutas por dias melhores no sertão. A busca por justiça social é uma demanda vital, lembrando-nos de que a história de segregação e negação de direitos ainda ecoa em muitos aspectos da sociedade atual. A Caminhada da Seca é um lembrete constante de que a devoção e a fé podem ser forças motrizes para a mudança social e a busca por um mundo mais justo, como o próprio Cristo nos ensina nas sagradas escrituras.
Criada em 1982 pelo Padre italiano Albino Donati, tornou-se a principal expressão religiosa da comunidade paroquial de Nossa Senhora das Dores. Ao chegar em Senador Pompeu, Pe. Albino Donati descobriu a devoção às Santas Almas da Barragem do Patu e a partir desta descoberta, na tentativa de compreender melhora história por trás dessa devoção, ele convocou os paroquianos para uma caminhada até o cemitério da barragem do Patu, que ele denominou como Santuário da Seca.

Hoje, Senador Pompeu é o único município cearense que possui vestígios das estruturas utilizadas nos campos de concentração e todo o complexo do Sítio Histórico do Patu é tombado a nível municipal e estadual. Esse olhar sensível a história local unida aos movimentos artísticos da cidade e a fé da comunidade, tem se tornado necessário para levar a experiência d caminhada às novas gerações.

A 41ª Caminhada da Seca encerrou com a Santa Missa celebrada por Dom Geraldo Freire, C.Ss.R, Bispo Diocesano de Iguatu e concelebrada por Pe. Gilberlândio, Pároco, Pe. Bruno, Vigário Paroquial e Pe. Anastácio da Quase-Paróquia de São Sebastião em Alencar, Iguatu-CE. Aproximadamente 6 mil pessoas advindas de Ceará e estados vizinhos participaram da romaria.