Papa: divisão entre cristãos é uma ferida no corpo da Igreja

Realizou-se neste sábado (23/05), no Convention Center di Phoenix, Texas (EUA), o Dia pela Unidade Cristã sobre o tema “Pai, que sejam em nós uma só coisa para que o mundo creia que tu me enviaste”, por ocasião da Solenidade de Pentecostes.

“A divisão entre os cristãos é uma ferida no corpo da Igreja de Cristo. Não queremos que ela permaneça. Aquele que persegue hoje os cristãos, nos unge com o martírio, sabe que os cristãos são discípulos de Cristo, que são um, que são irmãos. A ele não importa se somos evangélicos, ortodoxos, luteranos, católicos e apostólicos. São cristãos. Esse sangue nos une. Estamos vivendo o ecumenismo do sangue. Isso deve nos motivar a rezar, dialogar, abater as distâncias e ser cada vez mais irmãos”, disse o Papa Francisco na videomensagem por ocasião do encontro estadunidense.

Procurar juntos a graça da unidade

O Papa pede aos cristãos para buscarem e pedirem juntos a graça da unidade que “está germinando entre nós”. “A unidade confirmada num só Batismo que buscando unidos no caminho, na oração uns pelos outros, na unidade do trabalho comum em ajudar os irmãos que creem na soberania de Cristo”, frisou o pontífice.

O Espírito Santo nos doa a unidade

O Papa está convencido de que a unidade entre nós não é feita pelos teólogos. “Os teólogos nos ajudam, a ciência dos teólogos nos ajudará, mas se esperamos que os teólogos entrem num acordo, a unidade será obtida um dia depois do Juízo Final. Quem faz a unidade é o Espírito Santo, os teólogos no ajudam e nos ajudam a boa vontade de todos nós que estamos a caminho e com o coração aberto ao Espírito Santo”, concluiu.