Padre Matias falece aos 64 anos. O redentorista nos deixou na manhã desta segunda (25), em Fortaleza (CE)

Spread the love

Padre Matias, CSsR, um missionário a serviço do Povo de Deus

O redentorista de 64 anos faleceu na manhã desta segunda (25), em Fortaleza (CE)

Natural da Irlanda, nasceu em 13 de novembro de 1959. Matthew Ryan, o padre Matias, chegou ao Brasil ainda como estudante juniorista e atuou na equipe missionária da diocese de Miracema, no estado de Goiás (atual Tocantins). Após sua ordenação, em 1983, teve forte atuação na diocese de Iguatu (CE), onde foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Prado) e acompanhou a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).

Em Fortaleza, ainda colaborou com as comunidades de Santa Luzia e a atual Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim das Oliveiras. Padre Matias foi formador e Superior Vice-Provincial dos Redentoristas de Fortaleza.

Em sua entrevista ao informativo da Vice-Província, destacou a sua missão. “Estamos aqui para somar forças com uma Igreja que caminha. Estamos para ser um ponto de reforço para os leigos, comunidades, pessoas que lutam pelo bem comum. É a atitude fundamental”.

Nos últimos anos, o missionário compôs as comunidades apostólicas em Araioses (MA), Parque Brasil (Teresina – PI) e, por último, na Paróquia São José dos Migrantes, em São Luís – MA.

Sempre alegre e cheio de vigor, o sacerdote ressaltou o apoio às jovens iniciativas: “É importante para nós, que já temos mais de 60 anos, não sermos uma força que arrasta para baixo. Precisamos ser gente que apoia as novas inciativas, embora nem sempre compreendamos para aonde vai, mas deixa quem está encabeçando descobrir e entender os rumos”.

Em Iguatu, padre Matias, desenvolveu um importante e grandioso trabalho quando esteve conosco na paróquia do Prado.

Padre Matias faleceu às 11:30 do dia 25 de novembro, no hospital São Mateus, em Fortaleza – CE. O velório inicia às 21h, na igreja de São Raimundo Nonato, Rodolfo Teófilo, e a missa de corpo presente acontece às 11h do dia 26, em seguida, o cortejo segue até o Cemitério Parque da Paz.

A diocese de Iguatu, Ceará, manifesta seu mais profundo pesar pela partida do querido padre.

2 comentários em “Padre Matias falece aos 64 anos. O redentorista nos deixou na manhã desta segunda (25), em Fortaleza (CE)”

  1. Meus sentimentos a todos vcs que trabalharam com o Padre Matias…..em especial aos Iguatuenses…..eu sou de Iguatu…..mais não convivi com ELE….. moro em São Paulo……desde então peço a Deus que conforte o coração de todos seus familiares e amigos……Descanse em paz Padre Matias.

Deixe uma resposta