O Santo Padre nomeou esta quarta-feira, 04 de maio, bispo da Diocese de Iguatu, no Estado do Ceará, o padre Geraldo Freire Soares

O Santo Padre nomeou esta quarta-feira, 04 de maio, bispo da Diocese de Iguatu, no Estado do Ceará, o padre Geraldo Freire Soares, C.SS.R., até agora vice-pároco e formador em Arapiraca, na Diocese de Penedo, em Alagoas.

SONORA VATICAN NEWS

Formação

Monsenhor Geraldo Freire Soares, C.SS.R., nasceu em 6 de janeiro de 1967 em Sertânia, Diocese de Pesqueira, no Estado de Pernambuco. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia em Recife, Pernambuco, e Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores-ITESP em São Paulo. Fez sua profissão religiosa em 11 de fevereiro de 1996 na Congregação do Santíssimo Redentor e foi ordenado sacerdote em 1º de julho de 2000.

Encargos desempenhados em seu ministério sacerdotal

Dentro da Vice-Província Redentorista de Recife foi formador em Campina Grande, na Paraíba, e Arapiraca, em Alagoas, e ecônomo e superior por três mandatos. Além disso, foi vigário paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campina Grande e pároco do Sagrado Coração de Jesus em Natal, no Rio Grande do Norte, naquela Arquidiocese Metropolitana, onde também foi vigário episcopal dos Religiosos.

Até agora era vice-pároco e formador em Arapiraca, na Diocese de Penedo, no Estado de Alagoas.

Padre Geraldo Freire Soares irá suceder a dom Edson de Castro Homem, que teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco em 24 de fevereiro de 2021. Será o quinto bispo de Iguatu.

Dados biográficos

Nascido no dia 6 de janeiro de 1967, na cidade de Sertânia (PE), diocese de Pesqueira, padre Geraldo Freire Soares é filho de José Generoso Freire e Judite Freire Soares. É o terceiro de 10 irmãos.

Após a conclusão do antigo ginásio, fez curso técnico em contabilidade e, na sequência, cursou Licenciatura Plena em Matemática. Depois de concluído o curso superior, em 1991, decidiu participar dos encontros vocacionais da Congregação do Santíssimo Redentor – Redentoristas. Havia o desejo desde o final do curso ginasial, mas só concretizado em 1992.

No dia 05 de fevereiro de 1993, conduzido pelo seu pároco, o missionário redentorista holandês padre Estevão Kuijpers, iniciou sua caminhada formativa no aspirantado, em Garanhuns (PE). No ano seguinte, 1984, foi para o postulantado, no Recife (PE), fazendo complementação de disciplinas do curso de filosofia, no Instituto Salesiano (INSAF). No ano de 1995, fez o noviciado na cidade de Tietê (SP). A primeira profissão religiosa ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1996, na igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns.

Iniciou os estudos de Teologia no Instituto Franciscano de Teologia (Ifto), em Olinda (PE). Em 1997, foi transferido para a Província de São Paulo para continuar os estudos no Instituto Teológico São Paulo (Itesp). No dia 11 de fevereiro de 1999, na igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Madalena, Recife, fez sua consagração perpétua na Congregação do Santíssimo Redentor. Terminados os estudos em São Paulo, retornou para a Vice Província no ano de 2000, morando na comunidade de Campina Grande (PB).

A ordenação diaconal foi celebrada no dia 07 de abril de 2000, na igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Garanhuns, presidida pelo então bispo de Garanhuns, dom Irineu Scherer. No dia 1º de julho de 2000, na paróquia de São José, em Cruzeiro do Nordeste, onde residem atualmente seus pais onde, Geraldo foi ordenado presbítero pelas mãos do então bispo diocesano de Pesqueira, dom Bernardino Marchió.

Em seu ministério sacerdotal, atuou em Campina Grande (PB); foi ecônomo da vice província do Recife; conselheiro provincial, de 2002 a 2004; e reitor do Aspirantado Redentorista, entre 2003 e 2004. No dia 20 de novembro de 2004, foi eleito superior provincial da Vice Província do Recife, sendo reeleito em 2007. Terminado o mandato, foi transferido, em 2011, para Arapiraca, com a missão de reitor do Aspirantado Redentorista e coordenador da Área Pastoral Cristo Redentor. No dia 08 de fevereiro de 2013, toma posse como Administrador paroquial na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na arquidiocese de Natal (RN). Foi nomeado, em 2014, pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, como vigário episcopal para a Vida Religiosa.

Em novembro de 2014, foi eleito, pela terceira vez, superior provincial da Vice Província do Recife. Em outubro de 2018, foi nomeado pelo arcebispo de Aracaju (SE), dom João Costa, como administrador paroquial, na paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em fevereiro de 2019, tomou posse como pároco na Paróquia do Santíssimo Redentor, na diocese de Penedo, em Arapiraca (AL), função que exerce atualmente, junto com a de superior da comunidade Religiosa Redentorista e formativa de Arapiraca. É também Membro do Conselho Presbiteral da diocese de Penedo.

 

 

Saudação da CNBB ao Monsenhor Geraldo Freire Soares

Estimado Monsenhor Geraldo Freire Soares,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da Diocese de Iguatu, no Ceará. Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Nordeste 1 de nossa Conferência Episcopal, também enriquecida com mais um membro.

Em seus mais de vinte anos de ministério presbiteral, o senhor tem oferecido uma bonita contribuição para a Igreja no Nordeste brasileiro, de forma especial no horizonte da dinamização da vida religiosa, dentro da Congregação do Santíssimo Redentor.

Permita-nos, portanto, oferecer uma reflexão do Papa Francisco a respeito do fundador de sua congregação, o doutor da Igreja Santo Afonso Maria de Ligório, para iluminar seu ministério episcopal:

“A exemplo de Afonso, convido […] a entrar em relação viva com os membros do povo de Deus, e a olhar para a existência do seu ponto de vista, para compreender as dificuldades reais que encontram e para ajudar a curar as feridas, pois somente a verdadeira fraternidade «sabe ver  a grandeza sagrada do próximo, sabe descobrir Deus em cada ser humano, sabe tolerar os transtornos da convivência agarrando-se ao amor de Deus, sabe abrir o coração ao amor divino para procurar a felicidade dos outros como a procura o seu Pai bom» (EG, 92)”.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, te acompanhe em sua nova missão, junto da proteção do padroeiro diocesano, São José, guardião do Redentor.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

 

4 comentários em “O Santo Padre nomeou esta quarta-feira, 04 de maio, bispo da Diocese de Iguatu, no Estado do Ceará, o padre Geraldo Freire Soares”

  1. FICO MUITO FELIZ POR TER UM BISPO RELIGIOSO NA NOSSA DIOCESE TOMARA QUE SEJA UM BISPO DO POVO E PARA O POVO NÃO SEJA UM BISPO DE GABINETE

  2. Seja muito bem-vindo nosso novo e futuro Pastor!

    Deus Trino e Santíssima Virgem Maria ilumine suas ações e decisões todas. Certamente, sabedoria e discernimento o Santíssimo Redentor já lhe concedera!

  3. Parabéns ao bispo eleito de Iguatu, desejando-lhe um profícuo trabalho evangelizador e empreendedor na Diocese iguatuense, a quem também parabenizamos, bem como à própria cidade de Iguatu. Deus, São José e Senhora Santana os abençõem.

Deixe um comentário