O Papa Pio XI e a Solenidade de Cristo Rei do Universo

O Papa Pio XI e a Solenidade de Cristo Rei do Universo (a ser celebrada no próximo domingo, dia 26)

Texto: Osmar Lucena

Nos subterrâneos da basílica de São Pedro, em Roma, mais de cem papas estão sepultados: um deles, Pio XI, em 14 de fevereiro de 1939; e Bento XVI, o mais recente, em 3 de janeiro de 2023.

Não há dúvida de que o olhar do visitante /do peregrino / do turista é logo atraído por duas frases escritas ali, no sarcófago em que aguarda a Ressurreição do Último Dia, o “primeiro” Pontífice que citei neste artigo, Pio XI, que governou a Igreja Católica no começo do século 20, de 6/02/1922 a 10/02/1939.

Os dísticos que estão na tumba dele, escritos em latim, dizem isto:

1 – REX REGNUM, PRINCEPS PACIS

( O REI DOS REIS, O PRÍNCIPE DA PAZ)

2 – PAX CHRISTI IN REGNO CHRISTI

( A PAZ DE CRISTO NO REINO DE CRISTO)

Não foram escritos à toa, pois eis que Pio XI foi quem, de fato , instituiu a Festa de Cristo Rei do Universo, que, após o Vaticano II, seria elevada , por São Paulo VI , à categoria de ” Solenidade”.

Mais: o cardeal – arcebispo de Milão, Itália, Achiles Ratti ( este era seu nome de Batismo), ao ser eleito para a Cátedra de São Pedro, em 6 de fevereiro de 1922, na sucessão de Bento XV, escolheu, como slogan do seu papado, exatamente a frase: ”

” A PAZ DE CRISTO NO REINO DE CRISTO”:

(“PAX CHRISTI IN REGNO CHRISTI”.)

Ora, os que acompanham a dinâmica da Liturgia ( Ação de Graças) da Igreja Católica, bem sabem que , no próximo domingo, dia 26 de novembro, celebrar-se-á , em todo o mundo , a Solenidade de Cristo Rei, e, com ela , haveremos de pôr um ” ponto final” no Ano Litúrgico de 2023, levando -o ao ocaso.

(Pois muito bem!)

Encontramos na Encíclica “QUAS PRIMAS “, de autoria de Pio XI, escrita em 11 de dezembro do Ano Santo de 1925 – documento cheio de admiráveis lições – os fundamentos que dão base à referida ocasião litúrgica: fundamentos , estes, bíblicos e teológicos” , que a tornam tão preciosa aos olhos da comunidade de fé, que é a Igreja.

Em verdade, encontramos na ” Quas primas” um minucioso estudo sobre ” a realeza de Cristo”, desde “os tempos do Antigo Testamento “, que salientam esta grande verdade da nossa Fé:

” Jesus Cristo é rei das mentes, das vontades e dos corações “. ( Pio XI)

O documento papal em tela proclama, alto e bom som, que Cristo é o ‘ Rei do Universo”.

Que Ele, Jesus Cristo, é o ” centro do Cosmos e da História “, como afirmará São João Paulo II, em 4 de março de 1979, na sua primeira Encíclica ” Redemptor Hominis” ( O Redentor dos Homens).

Eis as partes em que se divide a ” Quas primas “:

a) Natureza e valor do Reino de Cristo.
b) reino principalmente espiritual;
c) reino universal e social;
d) reino benéfico;
e) a instituição da solenidade de Cristo Rei;
f) as vantagens ( da solenidade de Cristo Rei);
g) a preparação histórica da solenidade de Cristo rei;
h) a finalidade da solenidade de Cristo Rei.

Pio XI , ao instituir a solenidade de Cristo Rei, ordena , na mencionada Carta, ” que , nesse mesmo dia se renove a consagração de todo gênero humano ao Coração santíssimo de Jesus “.

Em PIQUET CARNEIRO , todos os católicos conhecem o ” Ato de Consagração ao Coração de Jesus”, Rei e centro de todos os corações , pois sempre o rezamos no período do novenário de nosso excelso padroeiro, em junho.

Enfim o diálogo entre Pilatos e Cristo:

Pergunta Poncio Pilatos:

– Rex es tu? ( Tu és rei?)

E JESUS CRISTO lhe responde:

– Rex sum ego! ( Eu sou rei)

Para quem quiser ler ” in totto” , o diálogo entre ambos está consignado nos escritos de São João ( Evangelho) , no capítulo 18.

Pax vobis!