JUCÁS ESTÁ EM FESTA: 100 ANOS DO PE. JOÃO STICKER

Hoje é uma data muito significativa para  povo de Jucás. Se estivesse vivo, Padre João Sticker, estaria fazendo 100 anos de vida.

Mas, que foi o Padre João Sticker?

Padre João, como era chamado pelo povo jucaense, foi pároco nessa cidade por mais de 33 anos. Nasceu em 25 de maio de 1922, na cidade de Bochum – Alemanha.

Com a deflagração da 2ª Guerra Mundial em 1939, João Sticker incorporou ao Exército alemão, como noviço em 04.01.1941. Sua unidade atuava na frente com a Rússia, servindo na artilharia em diversas funções: telefonista, operador de rádio e principalmente, enfermeiro. Foi feito prisioneiro russo por mais de quatro anos, onde trabalhava no Hospital Militar, na região de  Donetz. Atualmente esta é uma das cidades ucranianas que enfrentam a guerra com a Rússia, que pretende recuperar o território perdido por ocasião da guerra fria.

Após o fim da 2ª guerra mundial, João Sticker retomou seus estudos no seminário, ordenando-se Padre em 24.07.1955. Por coincidência, mês do Novenário de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Jucás.

Ao longo de seus estudos, sempre dizia que queria trabalhar para os pobres. Assim, logo após a ordenação sacerdotal, Padre João Sticker foi enviado para o Brasil, chegando em Recife. No dia primeiro de março de 1960, foi nomeado vigário da Paróquia de Jucás.

Era uma pessoa dinâmica, carismática e de espírito humanitário. Como Pároco, Padre João tinha  um grande coração. No campo social, suas ações eram únicas, pontuais e contundentes. Em suas andanças pelo interior do município e região, via a pobreza do povo e o sofrimento das famílias, principalmente pelo grande número de mortes entre recém-nascidos e  bebês de até 3 anos, então conhecidos como anjinhos. Na época, não havia política pública para esse povo. Comprometido em ajudar, Padre João falou com seus parentes na Alemanha e conseguiu a doação de leite em pó. Esse leite, que ficou conhecido como o “Leite do Padre” era distribuído para famílias de Jucás e Saboeiro, passando a salvar a vida de muitas crianças e parturientes.

Ele realizou muitas obras em Jucás, porém, a principal foi a construção do Hospital Santa Isabel, o primeiro hospital dessa região. Nesse local Padre João fazia de tudo pela saúde do povo: consultas, pequenas cirurgias, internações e até parto, entre outras coisas em benefício do povo.

Padre João conseguiu um Avião. Nos tempos das cheias do Rio Jaguaribe, especialmente nos anos de 1974 e 1985, ele conseguiu estabelecer um sistema de comunicação com as cidades da região, para o transporte de pessoas. Ele as retirava do local de risco e levava para locais seguros, tendo assim, salvado muito vidas, em seu famoso monomotor. Padre João Sticker viveu em Jucás por mais de 33 anos, quando em 03 de abril de 1993, sofreu  um ataque fulminante, deixando toda a cidade comovida, órfã e em luto.

Mas a alegria de Jucás não se limita ao centenário de Padre João. Ocorre que, nosso atual padre, o querido e carismático Pe. Jaime de Matos que vem fazendo um grande trabalho em nossa Paróquia, idealizou, construiu e hoje inaugura o Centro Pastoral Pe. João Sticker. Um belo local para encontros, reuniões, cursos, catequese, eventos e formação paroquial. Além da capela, o local conta com cinco ambientes para eventos simultâneos, refeitório, banheiros e todo um espaço de conforto à serviço da comunidade.

Parabéns à Jucás e muito obrigado ao Padre Jaime por seu belo trabalho paroquial, pelo esforço em resgatar a fé das pessoas, por seu amor à cidade e pelo compromisso de oferecer melhores condições de trabalho às equipes  pastorais e os movimentos que atuam no serviço de evangelização na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Que a Virgem do Carmelo derrame chuva de bênçãos em todos nós.

Joaquim Francisco Silva
Coordenador Pastoral Pessoa Idosa