23 de maio de 2018 I SIMPÓSIO Desafios para a Superação da Violência Urbana debate causas e aponta soluções

I SIMPÓSIO Desafios para a Superação da Violência Urbana debate causas e aponta soluções

Dom Edson de Castro Homem, bispo da Diocese de Iguatu, participou, como debatedor, do I SIMPÓSIO Desafios para a Superação da Violência Urbana, realizado na URCA de Iguatu, campus Humberto Teixeira ontem, 22 de maio.

O evento promovido pelo Curso de Direito da URCA com apoio da Pastoral Universitária da Diocese de Iguatu, reuniu também outras importantes autoridades do meio como o delegado da Polícia Civil, Wesley Alves; o promotor de Justiça Leydomar Nunes, o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Iguatu, advogado Orlando Oliveira; a professora Iasmine Saraiva, o coordenador do Curso de Direito da URCA – Iguatu, Mateus Lobo; a delegada da Mulher, Monique Teixeira; a juíza de Direito Yanne Alencar e, representando a Polícia Militar, o tenente Josimar.

Todos os membros da mesa destacaram a problemática das drogas ilícitas como algo que precisa ser combatido, porém é uma luta extremamente complexa por permear vários segmentos da sociedade.

 

Hoje a maior causa de mortes por assassinatos e latrocínios está relacionada à venda ou ao consumo de drogas e os mais atingidos, diretamente, são os jovens.

Apesar dos investimentos realizados pelo Governo do Ceará nas polícias estaduais existem outras frentes que precisam ser levadas muito à sério: educação e a assistência social.

Todos concordaram que a educação atrelada às políticas de resgate e de redução das diferenças sociais são a base que precisa ser construída para que seja freado fluxo de pessoas que superlotam a malha carcerária; a qual, se transformou em um depósito desumano de pessoas que acabam padecendo de baixa capacidade de recuperação ou de reintegração à sociedade.

O trabalho de polícia e de inteligência, atrelada às ações humanitárias e o resgate pela educação e justiça social mostraram aos presentes que essas saídas também passam pela luta contra a corrupção em todos as esferas, desde a que é cometida em um suborno para se livrar de uma multa de trânsito até aos escândalos que levaram o país a operação Lava Jato.

CONFIRA A FALA DE DOM EDSON DE CASTRO HOMEM – Imagens gentilmente cedidas pelo jornal Tribuna de Iguatu

 

GALERIA DE IMAGENS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *