Homenagem da ESCOLA DIACONAL SÃO LOURENÇO a Dom Edson de Castro Homem

DOM EDSON DE CASTRO HOMEM

Diocese de Iguatu – CE.

Caríssimo Amigo Bispo Dom Edson

A Escola Diaconal São Lourenço da Diocese de Iguatu – CE, escola está fundada por vossa reverendíssima, vem por meio deste, em nome de todos os seus candidatos a Diácono Permanente, agradecer enormemente ao Bispo Dom Edson de Castro Home, por ter criado a “nossa” Escola Diaconal, que muito tem nos aproximado de Cristo, e nos ajudado, a cada encontro, a redescobrirmos nossa vocação, responder ao chamado de Deus, para alcançarmos com dignidade a graça de sermos ordenados para servirmos com humildade, as três mesas: Mesa da Palavra, Mesa da Eucaristia e a Mesa da Caridade.  E assim, cada qual com sua história, suas limitações e suas qualidades, seremos um sinal sacramental de um Cristo-Servo.

A Escola Diaconal São Lourenço é para nós um marco de vossa história a frente de nossa Diocese e com as Graças de Deus, e quando o Senhor nos permitir ordenarmos, queremos a vossa presença, e se possível, sermos ordenados por vossas mãos. Para que destarte na história da Igreja de Cristo o registro em seus annales, da Primeira Turma de Diáconos Permanentes da Diocese de Iguatu ordenados pelo Bispo Dom Edson de Castro Home.

É difícil se despedir de um amigo quando a gente quer que ele permaneça mais um pouco, porque é bom e agradável a Deus e a nós, a sua presença. Ao mesmo tempo compreendemos que a missão de Pastor é mutável, dinâmica e migrante, conforme o tempo e o chamado de Deus. (Eclesiastes 3).

Fica para nós o vosso legado, vosso empenho missionário, empreendedor, visionário, realista, sonhador, e um testemunho de sabedoria e santidade que possibilitou uma abertura para o novo, a reestruturação de pastorais, apoio aos movimentos e organismos, incentivo a formação de leigos e leigas, o constante zelo pelos padres, diáconos, seminaristas e religiosas, e algumas mudanças necessárias nas paróquias em que habitamos gerando para toda a Diocese, um novo ardor missionário.

Destacamos ainda o seu amor, zelo e cuidado pela Eucaristia e os Sacramentos. A sua presença marcante, amiga e solidária nas Assembleias Diocesanas, nas Festas de Padroeiros, e em todos os momentos alegres e sofridos de nossa caminhada de leigos.

Nós, candidatos a Diáconos Permanentes da Escola Diaconal São Lourenço da Diocese de Iguatu, seremos eternamente agradecidos, e o acompanhamos com nossas orações, rogando a Deus pela intercessão de São José e de Nossa Senhora que vos proteja hoje e sempre.

Em um dos seus contos a escritora brasileira Cora Coralina nos diz de forma poética: “Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”.     Tocastes o nosso! Amigo Dom Edson.

Obrigado.

Até breve.

ESCOLA DIACONAL SÃO LOURENÇO – DIOCESE DE IGUATU, 19 DE MARÇO DE 2021.