Fotógrafos renomados e acadêmicos visitam a Capela de Nossa Senhora das Dores em Quixelô

Uma jornada de fé, cultura e aprendizado no coração do Sertão cearense

Quixelô, Ceará – Na segunda-feira, dia 11 de setembro, um grupo de 14 fotógrafos, incluindo 2 de renome nacional e outros com prestígio internacional, se reuniram na cidade de Quixelô, no Ceará, para uma jornada única de descoberta cultural, espiritualidade e troca de experiências. A missão deles? Registrar a beleza e a devoção que cercam a Capela de Nossa Senhora das Dores, uma joia no coração desse município do Sertão.

Uma Antropóloga e Professores em Busca de Saberes Culturais

Além dos fotógrafos, uma antropóloga e professores também estiveram presentes, ansiosos por aprender mais sobre a rica história e cultura do Sertão cearense. Essa região, conhecida como uma “cidade fantasma” devido ao seu rápido esvaziamento ao longo dos anos, já foi próspera, abrigando uma igreja, cemitério e fazendas. Hoje, resta apenas a Capela de Nossa Senhora das Dores e o cemitério, que permanecem ativos.

A Devoção Sob os Cuidados da Paróquia de Bom Jesus Piedoso de Quixelô

A Capela de Nossa Senhora das Dores está sob a responsabilidade da Paróquia de Bom Jesus Piedoso de Quixelô, com o Padre Joãozinho como o Pároco dedicado à comunidade. A animadora e responsável pela capela é Valnice, cujo comprometimento e devoção têm desempenhado um papel fundamental na manutenção e organização das celebrações religiosas.

Devoção e Novenas

A Capela de Nossa Senhora das Dores abre suas portas em setembro, especialmente para celebrar a novena da santa, e novamente no dia 2 de novembro, Dia de Finados. Devotos de toda a região se reúnem para orar e agradecer pelas graças recebidas, criando uma atmosfera de devoção única.

Uma Jornada de Fé e Descoberta

Os 14 fotógrafos, vindos de várias partes do Brasil, estão em uma jornada de descoberta pelo interior do Ceará, explorando a riqueza cultural e espiritual que a região tem a oferecer. Eles não veem essa experiência como uma simples expedição, mas sim como um encontro com as pessoas e tradições locais. Além de capturar imagens memoráveis, eles estão ansiosos para aprender com as comunidades e compartilhar suas próprias experiências.

Impressões dos Fotógrafos e Acadêmicos

Guy Veloso, fotógrafo de Belém do Pará, expressou seu apreço pelas tradições locais, tanto religiosas quanto culturais, que são transmitidas de geração em geração. Ele ressaltou a importância de divulgar essas tradições para atrair investimentos e turistas, destacando a beleza e a paz espiritual que sentiu durante sua estadia em Quixelô.

Sara Nassif, fotógrafa e antropóloga de Salvador, ficou encantada com a força da fé sertaneja e a Romaria, que move as pessoas de um lugar para outro em busca de experiências religiosas. Ela enfatizou a importância da devoção à Santa para a comunidade local.

Cristina Carvalho, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Pará, ressaltou como essa viagem está enriquecendo seu conhecimento sobre a cultura e os saberes culturais do Sertão. Ela viu isso como uma oportunidade única de vivenciar uma cultura viva e autêntica, complementando seu trabalho acadêmico.

Essa jornada de fé, cultura e aprendizado em Quixelô é um exemplo do poder de união entre pessoas de diferentes origens e disciplinas, todos em busca de uma compreensão mais profunda do Brasil, suas tradições e da devoção a Nossa Senhora das Dores do Agreste, que continua a unir e inspirar a comunidade local e visitantes de todo o país.