EM TORNO DO BRASÃO EPISCOPAL DE DOM GERALDO FREIRE

Texto: Osmar Lucena Filho ( Paróquia de Piquet Carneiro)

A ciência auxiliar da História , no que concerne a estudos de “Brasões e Armas”, chama -se , todos o sabem, Heráldica.

Cada bispo tem seu brasão , que passa, evidente , a figurar em documentos oficiais de seu pastoral governo, em decorrência do munus ,por ele exercido, isto é , o encargo apostólico; tais documentos são expedidos pela Cúria Diocesana.

Fazendo , agora, uma leitura do ” Brasão de Dom Geraldo Freire” , chega -se à constatação seguinte: trata -se de um artefato rico na diversidade de sua simbologia.

(É bom saber que vem de longa tradIção o costume de os Bispos terem um “BRASÃO”.)

Ao fazer uma ” leitura” dos símbolos contidos nas ” Armas Episcopais” de Dom Geraldo Freire, não será difícil para o pesquisador observar quanto segue:

Um pelicano está , ali, em destaque, no “Brasão” de Sua Excelência Reverendíssima.

Não é de hoje, na História da Arte cristã, a existência da figura de um “pelicano”, geralmente associado à Eucaristia.

Narra-se que esta ave, em tempos de penúria, é capaz de alimentar os filhotinhos, com gotas de seu próprio sangue!

Isto , este amor -doação, lembra -nos o Filho Unigênito do Pai, Cristo, que derramou seu sangue para nos salvar, e que se nos oferece , em cada Missa, como alimento espiritual para nossa caminhada.
Neste particular, lembro, perfeitamente: no antigo altar -mor da igreja do Sagrado Coração de Jesus, matriz de PIQUET CARNEIRO, existia um medalhão com a figura de um “pelicano”.

Ao redor daquele medalhão, estava escrita, em latim, a passagem do Hino ” Adoro te devote” ( Adoro -te com devoção), composto no século XIII, por Santo Tomás de Aquino, um gênio da Teologia:

” PIE PELLICANE IESU DOMINE” ( Terno pelicano, Senhor Jesus).

Há também, no referido Brasão, referência ao “Apostolado” , feito pelos Padres Redentoristas, Congregação religiosa à qual pertence Dom Geraldo Freire, que tem, por carisma , exatamente, o serviço das missões. ( Isso está simbolizado na CRUZ, o Sinal do cristão).

O NORDESTE , nossa região, está muito bem retratado no mandacaru: resistente, forte, sempre vigoroso!

Evoca, o mandacaru, nossa CULTURA, nossa GENTE, nosso POVO!

E, enfim , uma palavra sobre o LEMA , adotado por Dom Geraldo Freire, cuja frase é extraída da oração do Paí Nosso:

“O PÃO NOSSO DE CADA DIA” ( Em latim: ” PANEM NOSTRUM COTTIDIANUM” )

Há , assim vejo, uma forte conexão do Senhor Bispo, com a “Doutrina Social da Igreja” , no que tange ao dever, que incumbe a todos os cristãos, de repartir o pão, de praticar a caridade, visto que o próprio Cristo nos pede: ” DAI-LHES, VÓS MESMOS, DE COMER”.

Indubitavelmente, um lindo brasão, uma bela escolha!