Dom Geraldo visita desabrigados em Milhã e Senador Pompeu

O objetivo era ver de perto as medidas que estão sendo tomadas para ajudar as famílias afetadas e os desabrigados

O bispo de Iguatu, Dom Geraldo Freire Soares, juntamente com uma equipe composta pelo coordenador de pastoral Padre Emanuel, a coordenadora da Cáritas Diocesana Mara Crislanne e o seminarista Leandro, visitaram recentemente os municípios de Milhã e Senador Pompeu. Durante a visita, eles foram acompanhados pelos párocos locais, Padre André e Padre Gil, respectivamente.

Durante a visita, Dom Geraldo encontrou-se com o prefeito de Milhã, Alan Macedo, a primeira-dama, Jamine Borges e com o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, bem como com o coordenador municipal da Defesa Civil, Rivando Lima. Eles falaram sobre as graves consequências das fortes chuvas recentes e as medidas que estão sendo tomadas para ajudar as famílias afetadas e os desabrigados.

Dom Geraldo também se encontrou com a coordenadora geral da ONG Ser Tão Solidário, Tayanne Feitosa, que está trabalhando incansavelmente para fornecer assistência aos afetados pela enchente. Ela informou que já arrecadaram cerca de 100 mil reais em doações em menos de 72 horas, e esses recursos serão utilizados para ajudar as famílias a recuperarem parte do que perderam.

Dom Geraldo visitou as áreas afetadas e falou com as pessoas que foram impactadas pela enchente. Ele viu de perto a magnitude dos danos causados pela enchente e visitou a Creche Criança Feliz para ver as famílias que estão abrigadas na instituição de ensino.

A comunidade local mostrou um forte sentimento de união e solidariedade. Eles se uniram para doar uma quantidade surpreendente de itens para ajudar as famílias afetadas. A Diocese agradece a todos que já doaram, mas pede que mais doações sejam feitas, pois ainda há muitas necessidades a serem atendidas.

A cidade de Milhã foi particularmente afetada, pois a produção de leite e queijo, que é a base da economia local, foi severamente prejudicada pelas fortes chuvas. Com a produção praticamente paralisada, a prefeitura está trabalhando também para reparar os danos no sistema de abastecimento de água em um prazo estimado de menos de dois meses.

Em Senador Pompeu, o distrito de Codiá foi duramente atingido pelas enchentes, com 400 milímetros de chuva, causando o rompimento de estradas e isolamento da comunidade de Poço Grande. No entanto, graças ao esforço conjunto, o transporte por barcos foi restabelecido e a reconexão entre as comunidades está em andamento.

Foi uma mobilização rápida e eficiente, envolvendo estado, município, comércio, entidades de classe, organizações sociais e religiosas para ajudar aqueles que mais precisam. A ajuda continua sendo necessária e é muito importante para a recuperação da região.