No último sábado (26), no Santuário Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns-PE, aconteceu a Solene Celebração Eucarística de encerramento de 70 anos de fundação da Vice Província do Recife. A Santa Missa foi presidida pelo Superior Geral da Congregação Redentorista, Pe. Rogerio Gomes,CSsR, e concelebrada pelos Superiores (Vice) Provinciais do Recife, Pe. Luiz Vieira,CSsR, de Fortaleza, Pe. Júlio Ferreira,CSsR, de Manaus, Pe. Amarildo Luciano,CSsR, da Espanha, Pe. Francis Caballero,CSsR, e por outros confrades, religiosos e sacerdotes.

Na celebração foram concedidos títulos de “oblato redentorista” a 08 leigos e 01 sacerdote. O (a) oblato (a) é aquele (a), que vive o carisma redentorista na sua própria condição de vida. Não é um título de honra, mas de compromisso e fidelidade ao projeto da Congregação.

Como marco importante dessa celebração, o Pe. Francis Caballero,CSsR, Superior da Província da Espanha, presenteou a Vice Província do Recife com as relíquias dos beatos redentoristas de Madrid. O relicário ficará exposto no Santuário Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, como marco desse grande dia.

GALERIA DE IMAGENS

A celebração ainda contou com a presença dos 03 bispos redentoristas da nossa unidade, a saber: Dom José Salles,CSsR (Bispo de Pesqueira-PE), Dom Francisco de Assis Gabriel (Diocese de Campo Maior-PI), e de Dom Geraldo Freire,CSsR (Bispo de Iguatu-CE).

No dia anterior (25), tivemos a grata alegria de celebrar a Ordenação Presbiteral de 06 diáconos redentoristas da nossa Vice Província do Recife. Uma grande dádiva de Deus para todos nós!

O jubileu de 70 anos de fundação da Vice Província do Recife teve a sua abertura realizada no dia 24 de agosto de 2022, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Madalena, Recife-PE.

Em 1947, chegaram em Garanhuns, os quatro primeiros redentoristas holandeses para fundarem a segunda casa do Nordeste. Anos depois, essa comunidade é elevada à categoria de “Missão de Garanhuns”. Com a abertura de novas comunidades religiosas na região Nordeste do Brasil, o Governo Geral decidiu elevar a Missão de Garanhuns à Vice Província de Pernambuco no dia 24 de agosto de 1953, desligando-se da Vice Província do Rio de Janeiro. Na década de 60, a Vice Província de Pernambuco teve o seu nome alterado para Vice Província do Recife.

Com essa Missa de encerramento do Jubileu, a Vice Província do Recife conclui a sua história de 70 anos de vida e missão no Nordeste, tendo em vista que, a partir de setembro a nossa unidade se unirá à Vice Província de Fortaleza e à Província de Goiás, para formarem a Província de Brasília.

Deus seja louvado pelo trabalho dos nossos predecessores. Que a exemplo deles, possamos continuar escrevendo a nossa história, enquanto Província de Brasília, com audácia e criatividade missionárias.

Que Deus, por intercessão de Santo Afonso e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos ilumine e continue nos cumulando com santas e numerosas vocações.

Fr. Jefferson Murilo,CSsR.
Secretário Vice Provincial do Recife.
30 de agosto de 2023.