Dom Edson presidiu Missa dos Santos Óleos na capela da Residência Episcopal

O bispo da Diocese de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem, celebrou na manhã de hoje (04/06) a Missa do Crisma, na capela da Residência Episcopal.

Durante esta celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. Daí o fato de a celebração ser também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’.

Todos os anos a cerimonia é realizada na Quinta-feira Santa, mas devido a pandemia de COVID-19 e baseando-se nos decretos (Estadual e Municipal), o rito foi adiado e realizado sem a presença de todo o clero da diocese, que na ocasião renovavam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo assim também chamada “Missa da Unidade”.

O bispo abençoou os óleos, que serão usados nos diversos sacramentos: o crisma (óleo misturado com perfumes), para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma, na ordem; o óleo para os catecúmenos e o óleo para os enfermos, sinal da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença.