Dom Edson fala sobre a renúncia de Dom Fernando e Nomeação de Dom Gilberto como bispo da Diocese de Crato

O anuncio oficial do Papa Francisco foi feito na manhã da última quarta- feira do ano, dia 28 de dezembro. O papa aceitou o pedido de renúncia do governo pastoral da diocese de Crato (CE) apresentado por dom Fernando Panico, conforme o cânon 401 §1 do Código de Direito Canônico. Em consequência, assumirá o pastoreio da Igreja particular o bispo coadjutor, dom Gilberto Pastana de Oliveira

Próximo dia 1º de janeiro de 2017, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, acontecerá a celebração solene de encerramento do governo episcopal de dom Fernando Panico na diocese de Crato e inicio do pastoreio de dom Gilberto Pastana de Oliveira como sexto bispo diocesano.

A solenidade deve contar com a presença de padres, diáconos, religiosos, religiosas e leigos de toda a diocese de Crato, que celebrarão juntos este momento marcante para os 32 municípios que hoje fazem parte da região diocesana e as 57 paróquias. A expectativa também é que outros bispos, inclusive os do regional Nordeste 1 da CNBB, participem da celebração.

“Agradeço a amizade de Dom Fernando, bispo emérito da Diocese de Crato, que me recebeu no aeroporto de Juazeiro do Norte e me conduziu até Iguatu no dia de minha posse. Deixa a Diocese após ter cumprido sua missão. Uno-me às alegrias de Dom Gilberto que assume o pastoreio da Diocese do Crato, desejando-lhe um frutuoso trabalho”. Palavras de Dom Edson de Castro Homem, Bispo Diocesano de Iguatu.

Fonte: http://diocesedecrato.org/

Deixe um comentário