Diocese de Iguatu realiza encontro da Juventude Missionária

A Juventude Missionária (JM) da Diocese de Iguatu (CE) realizou o seu Encontro de Líderes da Juventude Missionária (ELJUMI II) nos dias 15 e 16 de outubro de 2022 no Santuário Diocesano Mãe Rainha, localizado na cidade de Cariús (CE). O encontro teve como assessores o coordenador estadual da JM, Samuel Guerra, e as Irmãs Hinara e Neuza da congregação Missionária de Santa Tereza do Menino Jesus.
O encontro trouxe a temática da campanha do mês missionário “A igreja é missão” e o lema “Sereis minhas testemunhas. (Atos 1,8)”. Na realidade missionária foi partilhada a história de caminhada da JM na Diocese de Iguatu, relacionando com a história enquanto organismo da obra da Propagação da Fé, revivendo o jubileu dos 200 anos e dando ênfase no exemplo missionário de Paulina Maria Jaricot. Na explanação da realidade os participantes foram convidados a refletir como veem a Igreja e como gostariam que ela fosse.
Na espiritualidade através da leitura orante do texto bíblico (Atos 1, 6-8), foram provocadas diversas reflexões e perceber que enquanto Juventude Missionária, todos são chamados a testemunhar o Cristo sem perder a nossa identidade juvenil e somente assim chegar aos jovens que hoje não se sentem atraídos pelo modelo de igreja atual que muitas vezes se apresenta de forma não acolhedora, no sentido de entender que somos “juventudes”, compartilhando o nosso universo de diversidade com a igreja, como nos pede o Papa Francisco: “Não deixemos que nos roubem o rosto jovem da Igreja”.
A partir do ELJUMI II renovamos o nosso compromisso enquanto JM de lembrar que a igreja é missão e que a mensagem do ressuscitado ainda não chegou a todos os jovens. Fizemos o compromisso de fortalecer a JM na diocese, Já no encontro formando uma coordenação diocesana e com o compromisso de expandir a criação de novos grupos da JM na Diocese.