Diocese de Iguatu fortalece a comunhão e o compromisso na celebração da diocesaneidade

Iguatu, 02 de julho de 2023 – No último domingo, a Diocese de Iguatu promoveu um encontro memorável sob o tema “Igreja diocesana: chamados à comunhão, participação e compromisso”. Inspirados pelo lema do ano vocacional – “Corações ardentes, pés a caminho” (Lucas 24, 32-33), fiéis de todas as paróquias, caravanas e pastorais se reuniram para fortalecer a unidade e a vivência da fé em comunidade.

Acolhida fraterna e Celebração Eucarística:

A partir das 7h30, diversas caravanas e pastorais foram calorosamente recebidas na Catedral, onde foram oferecidos lanches de boas-vindas. Às 8h, uma solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Geraldo, e concelebrada pelo clero local, com a presença especial dos seminaristas. Durante a celebração, foram anunciados os ministérios dos acólitos e leitores, destinados aos seminaristas, reforçando a importância da formação e do serviço na Igreja.

Caminhada para o Diocesano Hotel:

Às 9h30, em um momento de grande devoção e beleza, os participantes partiram em uma caminhada da Catedral em direção ao Diocesano Hotel. Guiados pela fé, expressaram sua devoção e caminharam juntos, simbolizando a união e o compromisso com a Igreja diocesana.

Mensagem do Bispo e Catequese sobre o tema:

No Diocesano Hotel, às 10h, o Bispo Dom Geraldo transmitiu uma mensagem inspiradora e acolheu calorosamente todos os presentes. Destacou-se a importância da diocesaneidade, enfatizando o chamado à comunhão e à participação ativa na vida da Igreja. Em seguida, às 10h30, o Pe. Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo/SP, escritor e palestrante, conduziu uma catequese envolvente, que se tornou o ponto alto do evento. O auditório, repleto de fiéis sedentos por conhecimento, pôde aprender mais sobre o sentido e a importância da diocesaneidade na vivência da fé.

Almoço, animação e apresentações culturais:

Após o almoço, os participantes desfrutaram de momentos de descontração, animação e confraternização. Houve apresentações culturais que enriqueceram a programação, trazendo alegria e celebrando a diversidade presente na Igreja diocesana de Iguatu.

Encerramento marcante:

Às 15h, o evento chegou ao fim, mas a chama do compromisso e da comunhão continua acesa nos corações dos participantes. O encontro proporcionou momentos de fortalecimento da fé e de união, renovando o desejo de serem verdadeiros discípulos

missionários na sociedade em que estão inseridos.

Além disso, durante o evento, foi realizada uma celebração especial em comemoração ao primeiro ano de ordenação episcopal do amado bispo diocesano, Dom Geraldo Freire Soares C.Ss.R., e aos 23 anos de sua ordenação presbiteral. Em um momento emocionante, foi preparado um bolo festivo, e todos os presentes entoaram os parabéns, expressando sua gratidão e carinho pelo bispo.

Essa celebração não apenas ressaltou a importância do ministério pastoral de Dom Geraldo, mas também demonstrou a profunda conexão e afeto que existe entre ele e o povo da Diocese de Iguatu. Sua liderança amorosa e dedicada tem sido uma fonte de inspiração para todos os fiéis, encorajando-os a seguir o exemplo de compromisso e serviço.

Nesse momento de festa e alegria, todos reconheceram a importância do episcopado de Dom Geraldo e expressaram votos de felicidades e bênçãos, desejando-lhe muitos anos de frutuoso trabalho à frente da diocese. Sua presença e participação ativa no evento foram motivos de grande alegria e emoção para todos os presentes.

Que o exemplo de Dom Geraldo, como pastor dedicado e humilde servo do Senhor, continue a inspirar e fortalecer a comunidade diocesana, incentivando a união, a comunhão e o compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. Parabéns a Dom Geraldo pelos seus aniversários sacerdotais e episcopais, e que Deus o abençoe ricamente em seu ministério.

A Diocese de Iguatu, por meio dessa iniciativa, reafirma seu compromisso de fortalecer a comunhão entre os fiéis, incentivando a participação ativa de todos na vida da Igreja e no testemunho cristão. Que essa experiência de diocesaneidade inspire cada vez mais pessoas a caminharem juntas, com corações ardentes e pés a caminho, rumo à vivência plena da fé e à transformação da sociedade.

GALERIA DE IMAGEM – CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR E BAIXAR SE DESEJAR