Diocese de Iguatu celebra o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O Papa Francisco, ao criar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, mais uma vez, demonstrou ser o discípulo escolhido por Deus para guiar a Igreja, nestes tempos difíceis em que somos vítimas de mais uma terrível pandemia.

É isso  mesmo.  A partir de agora, em todo último domingo de julho, a Igreja católica no mundo inteiro  é convidada a celebrar a Semana dos Avós e dos Idosos, fato que para nós, culmina nas comemorações ao dia de Senhora Sant’Ana, avó de Cristo.

Para curiosos, poderia ser pura coincidência de datas.  Para os católicos, não há coincidências nas coisas de Deus, mas sim, providência divina. Ou seja, é Deus operando sua misericórdia através das mãos do Santo Padre, o Papa Francisco.

Assim, espera-se que nas celebrações deste 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos,  avós e idosos sejam os reais protagonistas, com plena participação em todas as atividades da Igreja programadas para a Semana de 19 a 25 de julho, particularmente, quanto à  Celebração Eucarística no último domingo de julho.  Nesse sentido, vale lembrar a relevância dos serviços pastorais realizados pela Pastoral da Pessoa Idosa, ja´ presentes em cinco paróquias da Diocese.

A Pastoral da Pessoa Idosa- PPI é um serviço de acolhimento, escuta, orientação e apoio criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e que há mais de quinze vem fazendo diferença na vida de centenas de pessoas, em todo país. O carisma da PPI  é “ ser a presença de Cristo na vida da pessoa idosa fragilizada”. Trata-se de um trabalho transformador, tanto para aquela pessoa idosa que vivia numa situação de exclusão social e, às vezes, até exclusão familiar, quanto para o Lider da PPI. Certa vez, um Líder comentou…” fui fazer visita para um idoso que mora sozinho e, ao invés de eu consolá-lo, foi ele quem me consolou”. Isso é real.  A alegria da pessoa idosa ao receber a visita do Lider da PPI é algo muito forte, comovente.  Tais experiências justificam o esforço da Coordenação Diocesana da PPI, em sensibilizar as demais paróquias  para também criarem sua Pastoral da Pessoa Idosa e, dessa forma, poder oferecer um tipo atenção qualificada aos idosos em suas comunidades.

Contudo, as visitas pastorais dos Líderes da PPI foram suspensas, desde que o país entrou no processo de isolamento social imposto pelo COVID 19. Neste período, o contato com a família dos idosos tem sido via telefone, o que prejudica muito a qualidade do trabalho. Porém,  temos que respeitar as regras sanitárias, até porque, pessoas idosas fazem parte de um público de risco, sujeitos a várias aspectos de vulnerabilidade.

Com a adoção do Dia Mundial dos Avós e Idosos, que esse ano, traz como tema “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20), a Diocese de Iguatu sente-se abençoada por Deus, justamente pela ligação da data com o período das festas de Sant’Ana. Assim, para nós será uma dupla celebração, ou seja, os avós e idosos da Diocese receberão muito mais carinho, mimos e afagos, como também, haverá muita reflexão entre as famílias a respeito dos cuidados, direitos, zelo e dedicação de cada membro familiar em relação à pessoa idosa.

Quanto à programação da Semana e do 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, caberá a cada Paróquia realiza-la, sempre, colocando os avós e idosos em primeiro lugar.

Por sua vez, a PPI Nacional fez uma ampla programação, prevendo diferentes lives ao longo da   semana. No sábado, dia 24, o programa de rádio, com o Pe. Reginaldo Manzotti, terá como tema “Fé em Debate”. No domingo, dia 25, Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, haverá missa  presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo e Pe. Reginaldo Manzotti e transmitida pela TV Evangelizar para todo o país.

Por fim, vale a pena ler o maravilhoso texto elaborado pelo Papa Francisco a respeito da importância do Dia Mundial dos Avós e Idosos.

Como diz Papa Francisco, Avante e coragem! Que o Senhor nos abençoe.

Joaquim Francisco Silva

88996550422  – Paróquia de Nossa Senhora do Carmo -Jucás – Coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa