Dia 13 de novembro, acontecerá, em Senador Pompeu, a 40ª edição da Caminhada da Seca

No próximo dia 13 de novembro, acontecerá na cidade de Senador Pompeu a 40ª edição da Caminhada da Seca. A romaria, realizada pela Paróquia Nossa Senhora das Dores, foi criada em 1982 pelo padre italiano Albino Donati em memória às vítimas dos campos de concentração da seca de 1932.

Seguindo a tradição, a romaria sairá da Igreja Matriz às 4h30min. Após o percurso de aproximadamente três quilômetros (3km), será celebrada a Santa Missa em frente ao cemitério da barragem do Patu.

Senador Pompeu é o único município do Ceará que mantém viva a memória do campo de concentração da seca de 1932. Naquele ano, os casarões de apoio às obras da barragem do Açude Patu foram usados pelo Governo estadual para a implantação de um dos sete campos de concentração da seca.

A peregrinação foi crescendo, ao longo dos últimos anos, tornando-se uma Romaria Diocesana no ano de 2010. Recentemente, em 2022, ingressou no roteiro oficial do turismo religioso do Estado do Ceará. A caminhada da seca reúne milhares de fiéis que devotamente rezam às Santas Almas da Barragem e fazem memória dos que morreram vítimas dos campos de concentração da seca.

Em 2022, chegando a 40 anos de romaria, a caminhada traz consigo o tema: “Seguindo em caminhada pelo bem viver no semiárido e pela preservação do patrimônio cultural.” A caminhada da Seca foi eleita em 2019 como Patrimônio Imaterial de Senador Pompeu e todo o complexo do Sítio Histórico do Patu foi tombado pelo município em 2019 e pelo estado em 2022.

A todos os que desejam participar deste momento, convidamos a vestirem uma camisa branca e levar uma garrafa com água para juntos seguirmos ao campo santo do sertão.

Viva as Santas Almas da barragem!