Departamento Histórico – Em busca de parcerias, Padre Ricardo visita o IPHAN e a Fundação Waldemar Alcântara

Dia 26 de outubro, Pe. Ricardo Alves, juntamente com o Prof. George Ney e a arquiteta Tânia, estiveram no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em Fortaleza-CE, onde participaram de reunirão com o superintendente, Cândido Bezerra.

O responsável pelo departamento Histórico da Diocese de Iguatu, Pe. Ricardo Alves agradeceu pelos restauros que a instituição proporcionou à nossa Diocese e conversou com o superintendente sobre a possibilidade de novas restaurações.

O Prof. George Ney, propôs a possibilidade de uma parceria com o Instituto Federal, onde é professor, para que o Iphan possa treinar para agilizar e baratear o restauro dos livros. O superintendente considerou muito oportuno a proposta, e disse estar aberto para qualquer parceria com a Diocese.

Na oportunidade, o Pe. Ricardo Alves pediu a visita dos técnicos do IPHAN, para avaliar se as ações até agora realizadas no departamento estão de acordo com o necessário para preservação do material histórico. O superintendente deu aval positivo.

Seguindo agenda na capital, Pe. Ricardo Alves e o Prof. George Ney se encontraram com o ex-governador e ex-presidente do Instituto Histórico do Ceará, Dr. Lúcio Alcântara. Na ocasião, foram apresentadas as ações realizadas na preservação do material histórico da Diocese, desde os primórdios, e em particular, nesta retomada. Dr. Lúcio se mostrou muito sensível a causa, prometendo buscar recursos para continuar o projeto de digitalização e restauração do material e também doou obras históricas da Fundação Waldemar Alcântara, para o projeto de nossa futura biblioteca. Mostrou também grande interesse de vir a Iguatu conhecer o departamento, e disse estar disponível para ajudar no que for possível. A reedição das monografias de Mons. Francisco de Assis Couto, também foi pautada para uma posterior reunião.