1 de dezembro de 2017 Decreto do Vaticano confirma o Pe. João Batista Moreira, do Clero de Iguatu, como “Missionário da Misericórdia”

Decreto do Vaticano confirma o Pe. João Batista Moreira, do Clero de Iguatu, como “Missionário da Misericórdia”

A nomeação é por tempo indeterminado, conforme decisão do Papa Francisco.

O Vaticano enviou ao Pe. João Batista Moreira Gonçalves, pároco da Paróquia N. Sra. Do Perpétuo Socorro (Prado), carta recebida nesta sexta-feira (1º dezembro) comunicando-lhe a decisão do Papa Francisco de renovar o seu mandado de Missionário da Misericórdia. O sacerdote já havia recebido esta nomeação do Santo Padre na ocasião da Abertura do Ano Santo da Misericórdia celebrado entre 2015 e 2016. Agora o Papa confirma o prolongamento desta Missão por tempo indeterminado, em novo Decreto de nomeação enviado à Cúria Diocesana.

O Pe. João Batista Moreira pertence ao Clero da Diocese de Iguatu. No Decreto de sua nomeação, o Santo Padre lhe confere as faculdades para absorver pecados antes reservados apenas ao perdão do Papa, como é o caso do aborto, da profanação das Espécies Eucarísticas, da quebra do sigilo da confissão e da absolvição de cúmplice de pecado contra o Sexto Mandamento.

O Santo Padre também confia ao Missionário da Misericórdia a missão de “estar à disposição dos Párocos, dos Reitores de Santuários e dos Bispos Diocesanos para animar missões populares e iniciativas particularmente relacionadas com o Sacramento da Reconciliação (Confissão) e com a pregação do Mistério da Misericórdia divina, sobretudo nos momentos “fortes” do Ano Litúrgico”. O desejo do Papa é que o Ministro da Misericórdia “se torne promotor ativo deste Ministério da Misericórdia, solicitando que se organize momentos deste gênero” diz a Carta, enviada através do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

Na mesma Carta, o Pe. João Batista foi informado da convocação para estar em Roma, em abril do próximo ano, para um encontro com o Papa, no qual os Missionários da Misericórdia de todo o mundo poderão partilhar suas experiências e avaliar os frutos da missão.

Dom Edson, Bispo de Iguatu, também acolheu com alegria a notícia da nomeação do Pe. João Batista e determinou que a notícia fosse divulgada junto aos meios da Comunicação da Diocese. O Pe. João Batista, que é também Coordenador de Pastoral da Diocese diz ter “acolhido com satisfação a missão e se coloca mais uma vez a disposição de todos para buscar exercê-la melhor forma possível”. Ele ressalta: “onde a Igreja me solicitar e com a graça do Espírito Santo, quero dar o melhor de mim para fazer crescer no coração dos fiéis a sede e a  busca da Misericórdia de Deus, levando-os descobrirem nesse lugar privilegiado, que é o confessionário, uma ponte para a experiência profunda com o amor  de Deus”.

Um comentário em “Decreto do Vaticano confirma o Pe. João Batista Moreira, do Clero de Iguatu, como “Missionário da Misericórdia”

  1. Padre João fiquei muito feliz com essa notícia. Que vc continue esse presbítero segundo o coração de Deus.Essa sua alegria para SERVIR na dimensão da gratuidade me edifica. Que vc tenha sempre a intercessão de São José e a proteção da Mãe do Belo Amor. Um.abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *