Curso dos novos bispos inicia com representantes de todo o mundo em Roma

Com informações de Dom Geraldo, Bispo Diocesano de Iguatu

*Roma, 5 de setembro de 2023* – Hoje marcou o início oficial do aguardado curso para os novos bispos, organizado pelo Dicasterium pro Episcopal, na Cidade Eterna de Roma. O tema geral deste curso é “O ministério episcopal em uma Igreja sinodal”, refletindo sobre o papel dos bispos em uma Igreja Católica cada vez mais orientada para a sinodalidade.

O curso reúne uma impressionante variedade de participantes de diferentes partes do mundo, incluindo América Latina, Europa, América do Norte e até mesmo algumas regiões orientais. O maior grupo de participantes provém do Brasil, com um total de 20 novos bispos, destacando o comprometimento do país com o fortalecimento da Igreja.

Entre os ilustres participantes, destacam-se três membros da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos como Redentoristas. São eles: Monsenhor João Batista do Nascimento, bispo eleito de Barra, Bahia; Dom Geraldo de Paula Souza, bispo auxiliar de Niterói, Rio de Janeiro; e um representante de Iguatu, Ceará, que se juntam aos demais bispos em busca de aprofundamento em seu papel na Igreja.

O programa do curso inclui três palestras diárias proferidas por cardeais, prefeitos dos dicastérios e bispos experientes, abordando diversas realidades que afetam a Igreja Católica em todo o mundo. Esse ambiente de aprendizado e troca de experiências promete enriquecer os conhecimentos dos novos bispos e capacitá-los para enfrentar os desafios em suas respectivas dioceses.

Um dos momentos mais aguardados do curso será o encontro com o Santo Padre Francisco, que está programado para o próximo sábado pela manhã. Este encontro proporcionará uma oportunidade única para os novos bispos receberem orientação espiritual e inspiração diretamente do líder máximo da Igreja Católica.

Que Deus abençoe este curso e inspire os novos bispos a servirem fielmente em suas responsabilidades pastorais, contribuindo para o fortalecimento da Igreja Católica em todo o mundo.