Conselho Missionário Diocesano (COMIDI)  apresenta relatório de atividades de janeiro a junho de 2023

Relatório referente a caminhada do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI)  no que concerne aos meses de janeiro a junho de 2023

No dia 18/03/2023 houve a primeira reunião da equipe de Coordenação do COMIDI ( Conselho Missionário Diocesano ), no Centro de Treinamento Diocesano reuniu-se, constituindo o pilar da missão. A reunião teve como pauta a missão nas diversas instâncias de comprometimento o Comidi, na perspectiva diocesana, o Comipa, na perspectiva paroquial, e demais funções dos seguintes conselhos COMIRE, COMINA e COMISE. Após termos essa visão de conjunto e mais abrangente, debruçamo-nos sobre as ações assumidas na Assembleia Diocesana de 2022.  Com a partilhas das experiências a equipe pôde se conhecer melhor. Encerramos com um momento de oração.

As atividades do COMIDI nestes meses de Abril e Junho foram intenso com encontro diocesano sobre a missão e rearticulação dos cmopias nos zonais.

Nos dias 15de abril e 03 de junho realizam-se os encontros nos Zonais VII e II, respectivamente o encontro sobre missão, que teve início as 8h e terminou ás 12h com a presença das Paróquias dos respectivos zonais. O tema que foi desenvolvido será trabalhado em todos os outros zonais Missão: Existencial, Teológico e Eclesial e a organização da estrutura dos conselhos COMIPA – Conselho Missionário Paroquial,  COMIDI – Conselho Missionário Diocesano, COMIRE – Conselho Missionário Regional, COMINA – Conselho Missionário Nacional, COMISE – Conselho Missionário dos Seminaristas

No dia 28 de abril tivemos nosso encontro Diocesano obre a missão no Centro Diocesano, das 8h30 as 16h, para assessorar o dia uma Jornada de Formação Missionária, promovida pelo COMIDI (Conselho Missionário Diocesano/Iguatu-CE) dentro das prioridades que foram elencadas na Assembleia Pastoral 2023: realizar o Encontro Diocesano de Formação Missionária/Pilar Missão, rearticulando as atividades do COMIDI. A atividade contou com a participação de noventa e seis (96) representates das diversas paróquias e zonais. Com a assessoria: Rogério Severino de Lima, O. Carm, que destacou:

• Uma breve leitura dos últimos acontecimentos, focando a Assembleia do Comina e o Simpósio Missionário na perspectiva do V CMN (Congresso Missionário Nacional, a ser realizado em Manaus, 10-15/11/2023), eventos prmovidos pelas POMs;  Lançamento do mencionado V CMN/Manaus e as definições da 60ª Assembleia da CNBB/Aparecida (Nova Presidência e o novo bispo referencial para a Ação Missionária da Igreja do Brasil, bem como a mensagem final da Assembleia).

• Um olhar dos 10 anos do Pontificado de Francisco (2013-2023) – breve memória na perspectiva missionária e chave de leitura para nossa reflexão.

• Aprofundamento das motivações emanadas da Assembleia Pastoral Diocesana de Iguatu para o Pilar da Missão: Realizar o Encontro Diocesano de Formação Missionária, a nível diocesano; O COMIDI ir aos zonais no intuito de reavivar os COMIPAS nas Paróquias, na perspectiva missionária em 2023; Assumir e iniciar a implementação do Projeto “Ide e Fazei Discípulo”, a partir de 2024. Elaborar e definir alguns encaminhamentos às PARÓQUIAS contemplando os COMIPAS, IAM, JM, as SEMANAS MISSIONÁRIAS e as demais experiências missionárias da Igreja; Conhecer e aprofundar o Programa Missionária Nacional (PMN).

• Reflexão teológica e missionária: a partir do caminho inspirador e missionário do pontificado de Francisco foram retomados alguns eixos importantes para a retomada da articulação missionária na Diocese de Iguatu. Revisitamos suas Exortações Apostólicas e principais iniciativas que marcaram este novo deslancho na vida da Igreja e reafirmamos o grande apelo atual de “caminharmos juntos”, como Igreja de discípulas e discípulos missionários, abertos para os novos apelos missionários.

• Concluímos com um olhar emanado da Mensagem Final da 60ª. Assembleia da CNBB/Aparecida, 2023: “Conclamamos toda a sociedade brasileira a construir um amplo projeto de reconciliação e pacificação, a partir de um diálogo franco e aberto, que possibilite superar o que nos afasta, com o objetivo de assegurar o que nos une: o país, o seu povo e a criação”

Prosseguindo nosso calendário e o objetivos

03/06/2023 Formação Missionaria do COMIDIZonalII –Orós. Horáriode08:00a12:00
10/06/2023 Formação Missionaria do COMIDIZonalVI –TrussuAcopiara. Horáriode08:00a12:00