Congresso Missionário Regional NE 1 CNBB-CE Fortalece Compromisso da Igreja com a Missão: “Ide da Igreja Local aos Confins do Mundo”

Aconteceu entre os dias 18 a 20 de agosto, em Fortaleza, no Seminário de Teologia São José, o Congresso Missionário Regional NE 1 CNBB-CE, com o tema: “Ide da Igreja Local aos Confins do Mundo” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,13s.).

O Congresso Estadual serve como base de preparação para o 5° Congresso Missionário Nacional, que acontecerá nos dias 10 a 15 de novembro na Arquidiocese de Manaus (AM). No Congresso Estadual, estiveram presentes representantes de 9 dioceses com suas respectivas forças missionárias (COMIDI, IAM, STJ, PASCOM, OPM, JM). A assessoria foi conduzida pela Irmã Regina da Costa Pedro, Diretora Nacional das Pontifícias Obras Missionárias.

Durante o evento, o texto base do 5° Congresso de Manaus foi aprofundado, com os seguintes temas correlacionados, apresentados pela Irmã Regina com maestria, dinamismo e entusiasmo característicos. Os subtemas abordados a partir do texto base incluíram:

1. Responsabilidades da Igreja Local pela missão aos Confins do Mundo.
  2. A Igreja como Corpo de Cristo, vista na perspectiva missionária.
  3. A visão do Concílio Vaticano II em relação às igrejas locais.
  4. O tema da conversão missionária e sua urgência.
  5. A temática da sinodalidade, com ênfase no tema da Amazônia para os confins do Mundo.
  6. A diferenciação entre Espiritualidade e Espiritualismo e suas implicações na vida missionária, entre outros assuntos.

Cada diocese, representada por suas forças missionárias COMIDI, trabalhou em grupos e apresentou a caminhada de suas dioceses. A proposta do Regional é que cada COMIDI encontre mecanismos para repassar o texto base.

O Congresso contou com a presença de Dom Ailtom Menegussi, bispo referencial para a Animação Missionária RE 1, além de leigos, leigas e discípulos missionários da Arquidiocese de Fortaleza e das dioceses que compõem o Regional. Membros da executiva da comissão para a Ação Missionária também estiveram presentes, incluindo o Pe. Lopes, Coordenador Regional do COMIRE, Pe. Oscar Honório e Pe. Levi de Oliveira.

Por fim, a Diocese de Iguatu teve a participação de Pe. José Ribeiro, Coordenador Diocesano do COMIDI, Maria Ironeide, Lídia Costa, Cícero Alexandre, Felipe Ramos, Tiago Silva e Irmã Irismar, todos representando o COMIDI e as forças missionárias da diocese de Iguatu.