Comissão para Comunicação Social do Regional NE1 se reúne de forma híbrida

“Colaboração, unidade, dinamismo, planejamento” foram alguns dos pontos abordados na primeira reunião que envolveu duas células da Comissão para Comunicação do Regional NE 1: Pascom e Setores Diocesanos de Comunicação. Com representações: arquidiocese de Fortaleza e dioceses de Iguatu, Sobral e Tianguá. A reunião foi coordenadora pelo bispo referencial da comunicação, dom Valdemir Vicente e pelo coordenador da comissão, Alex Ferreira.

Para dom Valdemir Vicente “esse é um momento de partilha, de planejamento muito importante para nossa caminhada. Que a todos possam chegar aquilo que nós conversamos para que a assim nosso serviço seja mais de comunhão e fraternidade. Que todos tenham conhecimento daquilo que acontece na nossa Igreja do Ceará.“, refletiu o referencial.

Thais Helena, do Setor de Comunicação de Sobral, falou da importância do encontro, ressaltando a ajuda, na partilha das experiências, do dinamismo. “foi uma reunião  bastante interessante, é importante que não só a pascom, mas o setor de comunicação estejam todos juntos e unidos, como foi citado o Muticom Arquidiocesano e o Ano da Comunicação. isso é muito bom para que nós enquanto Igreja estejamos unidas nesses momentos e eventos”.

Encontro Nacional da Pascom

encontro será realizado em Itaici, entre os dias 21 e 24 de julho. Como representantes do regional estará presente o bispo referencial e o coordenador. Foi solicitado o empenho das pascom para que possam divulgarem o encontro nas redes sociais e diretamente aos pasconeiros. Marta Andrade, da Pascom da arquidiocesana, lembrou da construções dos encontros nacionais, da infraestrutura e de da realização deles em Aparecida.

Representantes para Grupos de Trabalhos (GTs)

Cada coordenador de pascom será direcionado para um GT, conforme a estrutura de organização da Pascom Brasil, GTs: Articulação, Espiritualidade, Formação e Produção. Os grupos iniciarão seus trabalhos ainda em 2022 com a organização de levantamentos de propostas de trabalhos e e calendários para 2023-2024.

PARTILHA DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Em âmbito geral as dioceses realizaram atividades que envolveram: Celebrações Eucarísticas, Seminário de Comunicação, Encontro com os Pasconeiros, Terço do Comunicador, Programas de Rádios, Podcast, Peregrinações com imagem de Nossa Senhora da Comunicação, Hora Santa, Momentos formativos em torno da carta do Papa entre outros. No Regional haverá a realização do IX Encontro de Comunicação, no segundo semestre, que retomaram a proposta das reflexões da  carta do Papa Francisco.

ANO DA COMUNICAÇÃO

A abertura do Ano da Comunicação será no dia 26 de novembro de 2022 trazendo os atos celebrativos dos 35 anos de fundação da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza (2022) e dos 25 anos da Pascom de Itapipoca (2024). A programação será desenvolvida pela Equipe Executiva da Pascom e convidados.

Pontos relacionados aos setores de comunicação e mensagem da assessora nacional da Comissão para Comunicação Social

Alex Ferreira ressaltou a importância de entendemos o papel da Comissão para Comunicação, diferenciando assim os trabalhos da Pascom e dos Setores de Comunicação. Abordou o trabalho que o Setor de Comunicação do Regional tem desenvolvido com os demais setores (arqui)diocesanos.

Manuela Castro, assessora da Comissão para Comunicação Nacional, enviou uma mensagem para esse momento, destacando: a importância do trabalhos, o empenho de manter o elo entre o nacional e as bases, e a sinergia entre os setores no Regional NE 1.

Mensagem de dom Valdemir Vicente na integra