ARTIGO: 15/06 – Dia Mundial da Conscientização sobre Violência Contra Pessoa Idosa

Reconhecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas- ONU em 2011, essa data representa um dia do ano em que o mundo inteiro deve manifestar sua indignação aos abusos e sofrimentos ainda infligidos contra pessoas idosas.

A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social, global e que ainda afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo. Por isso, merece a atenção e reflexão de toda comunidade.

Em muitas partes do mundo, o abuso de idosos ocorre sem que haja reconhecimento ou resposta, pois, até recentemente, esse grave problema social estava oculto à vista do público e era considerado um assunto privado. Ainda hoje, o abuso de idosos continua sendo um tabu, subestimado e ignorado pelas sociedades. No entanto, em função de sua importância na vida das vítimas, a violência e o abuso contra idosos deve ser tratado como um problema de saúde pública.

Nos países desenvolvidos, as estimativas de violência contra idosos variamde 1% a 10%. No Brasil, das 43.454 denúncias recebidas pelo disque 100, em 2019,asdenúncias contra pessoas idosas ficaram em 2º lugar em números de ligações, ou seja, 30% maior que o registrado em 2018. Estudos indicam que, com a pandemia do COVID 19, o índice de violência contra a pessoa idosa cresceu cerca de 40%.

As violências mais comuns praticadas contra idosos são: 1-negligência (41%), 2-violência psicológica (24%-como humilhação, hostilização e xingamentos);3- violência financeira (20%) que envolve, por exemplo, retenção de salário e destruição de bens; 4- violência física (12%). Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e 90% das vezes a violência é praticada dento da casa da vítima.

Ao se perceber idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podemos estar diante de vítimas de violência.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE afirma que existam cerca 29,9 milhões de idosos, os quais devem representar 25,5% da população brasileira até 2060. Isso indica que ainda há muita coisa a se fazer.

Portanto, tornam-se necessárias a realização de ações que promovam a vida das pessoas idosas. Pois, além do amor, respeito e reconhecimento, elas precisam se sentir importantes, aceitas e com alegria no viver. Nesse sentido, uma boa maneira de promover qualidade de vida para os idosos é oferecer meios para que sejam idosos ativos.

Devido à isso, em Jucás, a Secretaria Municipal de Assistência Social- SMAS realiza o projeto Jucás em Movimento, ou seja, duas vezes por semana, mais de cem pessoas idosas recebem aulas de Ginástica Laboral, através de professores de Educação Física. Contam também com reuniões semanais, festas sociais e passeios turísticos como forma de agradecer pela vida e estimular o protagonismo para essa população que tanto contribuiupara nossa sociedade.

Portanto, a data de hoje nos alerta e convida-nos a refletir sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que, não só respeite, mas que envide esforços na garantia dos direitos de cada pessoa idosa.

Assim, para promover maior respeito e dignidade às pessoas idosas, especialmente àquelas que se encontram acamadas ou que vivem isoladas, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, através da Pastoral da Pessoa Idosa- PPI irá realizar uma Capacitação para Líderes da PPI nos dias 02 e 03 de julho, a fim de qualificar pessoas para realizarem visitas aos idosos. O curso é gratuito e aberto ao público em geral. Seria muito importante que as demais paróquias da Diocese de Iguatu enviassem representação para essa capacitação, como forma de podermos mostrar ao futuro Bispo Diocesano nosso compromisso quanto ao reconhecimento e avalorização das pessoas idosas que vivem nessa Diocese.

Informações sobre a Capacitação para Líderes da PPI, com Joaquim 88-996550422

Joaquim Francisco da Silva