6 de março de 2018 3º. MUTICOM reúne, em Sobral, duzentos representantes das PASCOM do Ceará

3º. MUTICOM reúne, em Sobral, duzentos representantes das PASCOM do Ceará

Ao todo cerca de 200 representantes da Arquidiocese de Fortaleza e das Dioceses Itapipoca, Limoeiro, Crateús, Iguatu, Tianguá, Crato e Sobral estiveram reunidos nos dias 2, 3 e 4 de março, em Sobral, para participarem do 3º. MUTICOM.

A recepção contou com a ótima performance da banda de música feita de crianças e jovens do município de Catunda. Foram convidados para compor a mesa, dom José Luiz de Vasconcelos, bispo de Sobral; dom Edson Castro, bispo de Iguatu; Alex Ferreira, coordenador da Pascom do Regional NE-1; padre Fabio Nascimento, coordenador da Pascom de Sobral; e padre Maurício Cruz, assessor. Dom Vasconcelos deu as boas-vindas e relembrou o caminho da Pascom no Regional marcado pelos dois Muticom, que aconteceram em Itapipoca e Crato. A sexta começou com a palestra do padre Maurício Cruz tratando do tema “Educar para Comunicar” a partir da abordagem do nono capítulo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o 3º Muticom.

O sábado iniciou também com o padre, desta vez falando sobre “O uso das novas tecnologias na educomunicação”. A jornalista Jocasta Pimentel continuou o tema “Educomunicação” e nos lembrou que o conceito Educomunicação está muito ligado à Cidadania, o bem estar do outro e o colocar-se no lugar do outro, para além do uso do aparato de comunicação. À tarde o grupo foi dividido para as cinco oficinas: Fotografia; Mídias Sociais; Produção de Texto; Produção de Vídeos; e Liturgia e Oratória.

O 3º. MUTICOM terminou domingo após a missa celebrada por dom José Luiz de Vasconcelos, bispo de Sobral, e o anúncio de que será na Diocese de Iguatu em 2020 que acontecerá o 4º. MUTICOM. Muito feliz com a missão de receber os comunicadores católicos do Ceará, dom Edson, bispo de Iguatu, gravou vídeo que foi exibido aos presentes. Na sua mensagem agradeceu pela escolha e conclamou a todos da Diocese de Iguatu para que comecem desde já a preparar uma grande recepção e planejar grande programação.