Dom Geraldo participa da inauguração das novas instalações da Defensoria Pública em Iguatu

Dom Geraldo Freire Soares, bispo diocesano, esteve presente na inauguração da nona sede da Defensoria Pública de Iguatu que busca garantir um maior acesso à justiça aos cearenses. Para dom Geraldo a justiça precisa alcançar também, e principalmente, aqueles que mais precisam por ser ainda inacessível à grande parte da população brasileira.

Inaugurada nesta quinta-feira (17/11), a nova sede em Iguatu, está localizada no pavimento térreo do prédio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) em Iguatu, sediado na Rua Dr João Pessoa, n° 1, bairro Centro.

Fruto de uma parceria direta com a Sefaz, que cedeu o imóvel para os atendimentos jurídicos à população da cidade e de distritos próximos. O Núcleo possui 244 metros quadrados de área construída, que incluem 4 gabinetes para defensores com apoio para estagiário, um setor psicossocial, área de atendimento e triagem, sala de mediação, brinquedoteca, copa, bebedouros e banheiros adaptados. As principais demandas atendidas serão nas cíveis em geral, infância e juventude, idoso, consumidor e processos criminais.

A escolha do espaço tem como principal objetivo o conforto dos assistidos, como reforça Sheila Falconeri, coordenadora das Defensorias do Interior (CDI). “Os assistidos terão à disposição uma estrutura ampla, confortável e acessível em localização mais central. A mudança permite excelentes condições de trabalho para defensores e servidores e, sobretudo, um atendimento de maior qualidade à população mais vulnerável”, afirma a coordenadora.

Para a defensora geral, Elizabeth Chagas, a ampliação da Defensoria no interior é um compromisso de sua gestão que tem buscado parcerias com as demais instituições e órgãos públicos com este intuito. 

Atualmente, três defensores atuam na comarca, além de equipe de colaboradores, 3 estagiários de graduação e estagiários Primeiro Passos. 

A defensora pública Mírian Lopes enfatiza que “a ampliação do atendimento na cidade e com isso, a ampliação do acesso à justiça, é garantia de cidadania em razão do encolhimento do estado social e das políticas públicas de amparo social”.

Deixe um comentário