Bioágua: Dom Geraldo visita as comunidades de Várzea da Conceição, em Cedro, que produzem alimentos sem veneno

Dando continuidade às ações da Campanha da Fraternidade 2023 com o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, Dom Geraldo, Bispo de Iguatu, esteve, dia 14 de junho, no distrito de Várzea da Conceição, em Cedro, conhecendo os trabalho realizados pela quase paróquia da Imaculada Conceição, sob o pastoreio do padre Wellington em parceria com a Cáritas Diocesana.

Dom Geraldo, na companhia do Padre Leiva, presidente da Cáritas de Iguatu, do padre Emanoel, Coord. de Pastoral e de Mara Crislanne, Maria Eulapaula e Milena Barbosa da equipe Cáritas Diocesana conheceu de perto e conversou com as pessoas sobre as ações da Cáritas e os resultados do projeto Bioágua implantado nas comunidades de Mundo Novo, (capela de Nossa Senhora de Fátima); Serraria, (capela de Nossa Senhora das Graças) e Canudos, (capela de São Francisco).

Nestas comunidades são produzidos alimentos sem agrotóxicos, usando agricultura orgânica, sem poluir a natureza, pois realizam o reuso das águas cinzas. Na comunidade de Canudos, Dom Geraldo conheceu mais uma ação da Cáritas que é o artesanato em velas religiosas que são confeccionadas e tem todo o estoque vendido no Diocesano Hotel. Lá também existe uma casas de farinha, produção de mel orgânico, queijeira e engenho de rapadura. Foram beneficiados agricultores e familiares na Comunidade de Mundo Novo: Jussiê Lima, Maria de Fátima Matos e Antônio Pedro. Em Serraria: Terezinha Gomes Silva, Sara Santos e Verônica Batista. Já em Canudos o grupo produtivo Fênix: Angélica Freires e Andrea Freires e os animadores das comunidades: Marconiza Batista Serraria, Mercia e Marta do Mundo Novo e Paula em Canudos.

O projeto Bioágua é uma iniciativa conduzida pela Cáritas Diocesana na Diocese de Iguatu. Ele tem como objetivo promover o uso sustentável da água por meio de soluções biológicas. Por meio da implementação de sistemas naturais de tratamento de água, que envolvem plantas, microorganismos e outros elementos, o projeto busca purificar a água de maneira eficiente e ecologicamente responsável. Além do tratamento, o Bioágua também incentiva a reutilização da água para fins agrícolas e industriais. A iniciativa da Cáritas Diocesana não apenas busca soluções práticas para a água contaminada, mas também visa educar e conscientizar as comunidades sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Dessa forma, o projeto Bioágua contribui para a conservação da água e o desenvolvimento sustentável da região.