ESPAÇO DOM MAURO: UMA BOA NOVIDADE PARA IGUATU

Após uma boa jornada de diálogos e esforços do grupo de amigas e amigos próximos de Dom Mauro, alguns desses amigos e amigas, desde a criação e primeiros passos da Diocese de Iguatu, na década de 1960, chegamos neste dia,fortemente significativo da Festa do Corpo de Cristo, 11 de junho de 2020, na casa onde nosso Patriarca viveu e da qual irradiou sua mensagem e testemunho por quase vinte anos, como o primeiro Bispo Emérito da Igreja Diocesana de Iguatu.
Uma pequena equipe, representando o grupo que, por razões de prevenção sanitária, impostas pela ameaça da pandemia do corona vírus, não pode estar presencialmente.

Viemos contemplar esse espaço, que para nós, é mais do que um imóvel. Aqui está um pedaço de chão sagrado, pequeno santuário doméstico, famíliar, afetivo e fortemente simbólico.

Por isso, nosso primeiro gesto não poderia ser outro, senão o do respeitoso e emocionado silêncio e gratidão ao Divino Mistério do Amor que nos chama para cuidar e fazer da Casa de Dom Mauro, o lugar que sempre foi sob o pastoreio e presença física dele. Uma Betânia, casa de amizade, de oração, de comida compartilhada, de cotidiana celebração da eucaristia e comunhão de vida testemunhal, porque de entrega gratuita e serviço pascal, para quem aqui chegasse, principalmente os pobres, necessitados de pão, de escuta,de palavra boa, de abraço, de uma boa e feliz gargalhada. Assim foi o homem e pastor Dom Mauro. Assim precisamos e queremos ser na missão que assumimos agora, neste dia santo de Corpus Christi.

Aqui estaremos para acolher, relembrar e atualizar, celebrar pequenas histórias que não passam, por que nasceram de vida doada integral e humildemente. Aqui estará sempre alguma pessoa disposta, a ouvir e animar corações e mentes e, até compartilhar um pedaço de pão, um copo d’água, uma canção que desperte e anime, quem dela esteja carente. Aqui estaremos acolhendo pessoas e pequenos grupos que cheguem para recordar, estudar, plantar e levar sementes nativas, refletir e desfrutar, somar nos cuidados, da fonte histórica e memorial, de nosso primeiro bispo, que por mais de meio século foi referência de Amor e vigor humano e cristão para muita gente nesta Diocese de Iguatu e no Regional Nordeste I,da CNBB, que compreende toda Igreja Católica no Ceará.

Nada de espetacular, para ser visto. É para tocar e ” encher o mais íntimo dos corações”, que assumimos, humildemente, sinceramente, essa missão.

Divina e Santa Trindade nos conduza.
Sagrada Família de Nazaré, nos inspire.
Dom Mauro, Bênça!
Iguatu, 11 de junho de 2020

Amigos de Dom Mauro representados na Festa de Corpus Christi em sua casa por:
Zé Vicente
José Ivo Ferreira