VENERÁVEL SÃO JOSÉ

Celebramos o patriarca São José, padroeiro da Diocese de Iguatu e do Ceará, no dia 19 de março. A solene Liturgia se despe da cor roxa do tempo quaresmal para se revestir de branco, sinal de alegria.

A importância de José é conhecida. Deve-se ao fato de ter sido escolhido por Deus Pai para ser seu representante no lar de Nazaré. Assume Maria como esposa e Jesus como seu filho, segundo a lei. Esta altíssima missão esteve a serviço do mistério da Encarnação conforme lhe dissera o Anjo do Senhor: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt 1,20).

Tendo cuidado e defendido a Sagrada Família em todas as circunstâncias, sobretudo na fuga para o Egito a fim de preservar o Menino Jesus do massacre dos inocentes, é considerado o protetor da Igreja universal. É, igualmente, invocado em favor das famílias, enquanto modelo de pai e de esposo. A fidelidade de sua vida cujo desfecho se dá ao lado de Maria e de Jesus o faz intercessor dos agonizantes e também padroeiro da boa morte. Sua profissão de carpinteiro o torna estimulo e protetor dos trabalhadores que, no dia primeiro de maio, o veneram com o título de São José Operário.

A devoção ao casto esposo da Virgem é muito apreciada pelos fiéis católicos. Haja vista o número de templos erguidos em sua honra e a afluência de devotos no dia de sua festa no mundo. Em nossa diocese, ele é titular da catedral em Iguatu e da paróquia situada em Catarina. Há ainda Capelas ou Comunidades erguidas em sua honra e, portanto, dedicadas ao seu patrocínio.

Além da intercessão, o santo é venerado como exemplo de vida a ser imitado. Sua vinculação ao Cristo é modelar. Através das virtudes teologais da fé, da caridade e da esperança se somam as virtudes humanas sem as quais a graça divina não frutificaria. Também para São José, aplicam-se as palavras de Paulo: Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós (Fl 3, 17).

Ao celebrarmos São José, admiramos sua fé obediente que ouve, acolhe e faz o que Deus lhe ordena. Fé digna de imitação. Também consideramos o valor apreciável de sua atitude de justiça ou retidão, conforme o elogio que o texto sagrado lhe faz, chamando-o de homem justo (Mt 1,19). Coisa rara. Por isso, bastante apreciável.

Enfim, por ocasião desta solenidade, que celebro pela primeira vez como bispo diocesano, desejo a todos (as), por intercessão do santo padroeiro, as melhores bênçãos divinas, qual chuva copiosa.

Dom Edson de Castro Homem,
Bispo Diocesano de Iguatu.