TEMPO DE NOVIDADES

A Assembleia Diocesana de Iguatu, nos dias 2 e 3 de dezembro deste ano de 2016, teve início com a concelebração eucarística.

Elegeu o novo Conselho Diocesano e a nova Coordenação de Pastoral, confirmados pelo bispo para o triênio (2017-2019). Antes do envio, foi aceito e aprovado o que se segue.

1. Em lugar das antigas Comissões Diocesanas, teremos as Equipes de Articulação das Urgências. Os nomes escolhidos para compô-las permanecerão por três anos. Quanto às urgências, são: Iniciação Cristã, Animação Bíblica, Comunidade de Comunidades, Missão, Defesa da Vida. Elas agrupam, cada uma, além dos padres assessores, religiosas e os representantes dentre os fiéis leigos (as).

2. A Iniciação Cristã compreende a Catequese, a Liturgia, os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. A Animação Bíblica compreende o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos e os Círculos Bíblicos. A Comunidade de Comunidades compreende as Comunidades Eclesiais de Base, o Conselho de Leigos, as Associações e Movimentos Laicais, o Setor Juventudes, a Sustentabilidade. A Missão compreende a Comissão Missionária Diocesana, a Comissão Missionária Paroquial, a Infância e Adolescência Missionária, a Pastoral da Comunicação. A Defesa da Vida compreende as Pastorais Sociais, a Pastoral Familiar, o Encontro de Casais com Cristo, a Cáritas Diocesana, a Comissão Brasileira Justiça e Paz, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos-Antônio Conselheiro.

3. A Assembleia retomou o funcionamento e a importância dos Zonais, aceitando a criação do sétimo Zonal. Tratam-se das áreas geográficas dentro do território diocesano, agrupando algumas paróquias, devido à proximidade física, tendo um padre coordenador e a equipe respectiva. Visa a animar a vida pastoral na região do Zonal a fim de refletir, monitorar e efetivar as urgências acima mencionadas.

4. O programa das atividades diocesanas do próximo ano foi bem elaborado. Será publicado brevemente para conhecimento geral.

No dia 3 de dezembro, foi inaugurado o programa: Voz da Diocese. A Rádio Jangadeiro disponibiliza o horário de sábado, de 12 h às 14 h, para uma programação diocesana cuja grade é variada. Para tanto, requer o comprometimento de padres, religiosas e leigos (as) cuja participação merece, antecipadamente, agradecimento e estímulo das lideranças, do clero e do bispo. É um dos canais da Pastoral da Comunicação diocesana. Visa à utilização dos meios de massa, entre outros, para evangelizar, informar e interceder e até entreter com a dimensão lúdica da vida. Espera-se, pois, um programa leve, solto, ágil, prazeroso, capaz de renovar-se e de inovar como requer o veículo.

O bispo e a Pascom agradecem à direção da Rádio Jangadeiro e aos voluntários, todos comprometidos em levar a Voz da Diocese ao ar. Convidam à audiência do programa e à interação com intervenções e mensagens, pedidos de oração e outras solicitações. A propósito, sempre serão benvindas a avaliação e a crítica, ambas construtivas, para seu melhoramento progressivo e constante.

Jesus, tendo subido à barca para melhor ser visto e ouvido por aqueles que estavam na beira do lago, servirá de modelo aos que irão dispor do seu tempo, usando a transmissão radiofônica para anuncia-lo.