Papa no Angelus: O pecado nos afasta de Deus

Texto completo. Francisco convida a rezar mais ao Espírito Santo e pede oração pela viagem ao Sri Lanka e Filipinas.

CIDADE DO VATICANO, 11 de Janeiro de 2015

Antes de rezar a oração mariana do Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, Francisco convida a rezar mais ao Espírito Santo. Eis o texto na íntegra:

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Celebramos hoje a festa do Batismo do Senhor, que conclui o tempo do Natal. O Evangelho descreve o que aconteceu na margem do Jordão. No momento em que João Batista batiza Jesus, o céu se abre.

“No momento em saía da água – disse São Marcos- viu os céus abertos” (1,10). Recorda-se a súplica dramática do profeta Isaías: “Se tu rasgasses os céus e descesses.” (Is 63,19). Esta súplica foi ouvida no Batismo de Jesus. Com isto, acabou o tempo dos ‘céus fechados’, que indica a separação entre Deus e o homem, consequência do pecado. O pecado nos afasta de Deus e rompe a ligação entre a terra e o céu, determinando, assim, a nossa miséria e a falência de nossas vidas. Os céus abertos indicam que Deus deu a sua graça para que a terra dê os seus frutos (cf. Sl 85,13). Assim a terra tornou-se a morada de Deus entre os homens e cada um de nós tem a oportunidade de encontrar o Filho de Deus, experimentando todo o amor e a misericórdia infinita. Podemos realmente encontra-lo nos Sacramentos, especialmente na Eucaristia. Podemos reconhecê-lo na face dos nossos irmãos, em particular nos pobres, nos doentes, nos presos, nos refugiados: estes são a carne viva de Cristo sofredor e a imagem visível do Deus invisível.

Com o Batismo de Jesus não apenas os céus se rasgam, mas Deus fala novamente, fazendo ressoar a sua voz: “Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho a minha afeição” (Marcos 1, 11). A voz do Pai proclama o mistério que se esconde no homem batizado pelo precursor.

Depois, a descida do Espírito Santo em forma de pomba: consente a Cristo, o Consagrado do Senhor, inaugurar a sua missão, que é a nossa salvação. O Espírito Santo: o grande esquecido em nossas orações. Nós, muitas vezes, rezamos a Jesus, rezamos ao Pai, especialmente no “Pai Nosso”, mas não com tanta frequência rezamos ao Espírito Santo, não é? É o esquecido. E precisamos pedir a sua ajuda, a sua fortaleza, a sua inspiração. O Espírito Santo que animou a vida e o ministério de Jesus, é o mesmo Espírito que hoje guia a existência cristã, a existência do homem e da mulher que querem ser cristãos. Colocar sob a ação do Espírito Santo nossa vida de cristãos e a missão, que todos recebemos em virtude do Batismo, significa reencontrar a coragem apostólica necessária para superar as fáceis acomodações mundanas. Um cristão e uma comunidade “surdos” à voz do Espírito Santo, que impulsiona a levar o Evangelho aos confins da terra e da sociedade, tornam-se um cristão e uma comunidade de “mudos” que não fala e não evangeliza.

Lembre-se: rezar frequentemente ao Espírito Santo para que nos ajude, nos dê força, nos dê inspiração e nos faça seguir em frente.

Maria, Mãe de Deus e da Igreja, acompanhe o caminho de todos nós batizados; ajude-nos a crescer no amor a Deus e na alegria de servir o Evangelho, para dar pleno sentido à nossa vida.