Força-tarefa é criada para coibir os abusos contra a capela de São Francisco em Piquet Carneiro

Dom Edson, Bispos de Iguatu, pediu respeito para com os templos religiosos

Piquet Carneiro, CE – 15/02/2018 – Uma força-tarefa formada pela Diocese de Iguatu, Polícia Civil, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro esteve reunida na residência paroquial, nesta quinta-feira, dia 15/02, onde foram traçadas as ações com o objetivo de coibir uma série de abusos praticados contra a capela de São Francisco.

Autoridades formaram força-tarefa para coibir os furtos e o desrespeito
Delegado de Mombaça Hélder Bezerra

Preocupados com os últimos relatos, Dom Edson de Castro Homem, Bispo de Iguatu, solicitou reunião com as autoridades para a tomada de providências. Segundo o Boletim de Ocorrência número 551-183/2018, registrado pelo padre Jaime de Matos, pároco de Piquet Carneiro, além de furto de portas e outros utensílios da capela ainda há o registro de destruição das imagens, o consumo de álcool e drogas e prática de sexo no entorno e até no interior da capela.

Na lista de destruição, além da imagem de santos, estão a fiação elétrica, lâmpadas, cadeiras, aparelho sanitário, dois ‘geláguas’ e ultimamente todas as portas. Com essa ação já são quatro arrombamentos ocorridos na capela de São Francisco.

Após a reunião a comitiva, também composta pelo Sub-Tenente Batista da Polícia Militar do Ceará; da primeira-dama, Tamara Bezerra, foi à capela encontrar-se com a comunidade que aguardava Dom Edson onde conversaram sobre a cooperação necessária para que as ações da força-tarefa tenham o resultado esperado.

Dom Edson reunido com a comunidade

Falando para a comunidade que lotou as dependências do templo dedicado à São Francisco, Dom Edson enfatizou a importância de defender e proteger a casa de Deus e o lugar onde o povo de Deus se reúne. “É necessário respeito!” Disse Dom Edson. O Bispo da Diocese de Iguatu orou e cantou louvores a Deus junto com os fiéis e prometeu retornar ao local.

Prefeito de Piquet Carneiro – Bismarck Bezerra

O prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, reforçou o compromisso de fornecer uma resposta rápida para uma situação preocupante. “Nossa comunidade é calma e ordeira e isso não pode ser aceito. Peço a cooperação das pessoas para que possamos acabar com isso. Não descansaremos enquanto os culpados estiverem soltos.” Ressaltou o prefeito.

O delegado da polícia, Hélder Bezerra, informou que já existe uma lista de suspeitos que será investigada pela equipe da Polícia Civil de Mombaça. “Em breve esperamos realizar diligências para prender os ladrões e vândalos de forma que respondam na lei pelos estragos e pela falta de respeito a um templo da Igreja Católica”.

A Capela de São Francisco

A capela fica situada na estrada que liga Piquet Carneiro ao distrito de Ibicuã e foi construída pelo dono do cartório local em homenagem às vítimas do acidente ocorrido em 17 de dezembro de 1951 e que resultou em uma centena de vítimas entre mortos, feridos e mutilados no que ainda é considerado o maior acidente com trem de passageiro da história da extinta Rede de Viação Cearense, acontecido exatamente no quilômetro 322 da RVC, bem próximo da estação de Piquet Carneiro. O trem vinha da cidade do Crato e havia pernoitado em Iguatu, de onde saíra com destino à Fortaleza, acidentando-se quando chegava a Piquet Carneiro.

Para Dom Edson, este lugar tem grande importância histórica para os cristãos. “Aqui perdemos entes queridos. É um templo dedicado a oração pelas almas das pessoas que perderam suas vidas nesse trágico acidente”. Finalizou, Dom Edson.

IMAGENS DO DESRESPEITO PARA COM UM TEMPLO DE DEUS

Fotos e Reportagem