As capelas situadas em Angicos, Carnaubinha do Faé e Paus de Leite do Faé,  em Quixelô, foram vítimas de um ataque brutal cujo vandalismo envolveu um fato ainda mais grave que foi a profanação do Santíssimo ocorrida na capela do distrito de Santo Antônio, em Acopiara, mas que pertence a jurisdição da Paróquia de Quixelô.

Ontem, 02 de janeiro de 2018, aproximadamente às 23h30min um individuo de 36 anos, solteiro e portador do distúrbio mental de esquizofrenia, de iniciais J.F.L, residente em Viração, Acopiara, Ceará, atacou 4 capelas pertencentes à paróquia de Quixelô. Após o ataque à capela do distrito de Santo Antônio, J.F.L.  dirigiu-se à capela da comunidade de Angicos onde apenas conseguiu danificar a parte externa.

Alguns quilômetros depois J.F.L atacou a capela da Carnaubinha do Faé onde a destruição foi quase que total. A imagem de Nossa Senhora das Graças, doação de Dom Doth, bispo emérito de Iguatu, falecido em novembro de 2017, foi parcialmente danificada. Junto com ela o altar em mármore e muitas imagens de grande valor sentimental.

Por fim, J.F.L. depredou a capela dos Paus de Leite do Faé. Bancos, imagens, altar de vidro onde ficava uma imagem e o altar principal também em vidro, fogão, quadros e ventiladores foram praticamente destruídos. Em nítido surto esquizofrênico, F.J.L. ameaçou pessoas, inclusive sua mãe.

Preso logo pela manhã, F.J.L. foi encaminhado para tratamento psiquiátrico em local não informado. A Diocese de Iguatu registrou Boletim de Ocorrência relatando o fato. As capelas foram lacradas e o interior preservado para a perícia que será realizada pela Polícia Civil. Todas as providências legais estão sendo tomadas. A Diocese solicitou aos animadores das comunidades atingidas que listassem as perdas totais e as parciais (que podem ser restauradas) para que se possa avaliar o tamanho do prejuízo.

A Diocese de Iguatu lamenta profundamente o dano provocado a essas quatro capelas da Paróquia de Quixelô e está prestando todo apoio e solidariedade ao padre João Teixeira (padre Joãozinho).

Dom Edson, bispo de Iguatu pede a toda nossa grande comunidade cristã que “evitem, neste momento, a contenda e o espírito de discussão.” Para Dom Edson precisamos ter grande solidariedade, compaixão e oração. “Precisamos mostrar que somos cristãos de verdade, ainda que com o coração sangrando de dor.” Finalizou o bispo de Iguatu.

Fotos e Reportagem: Luís Sucupira – Diocese de Iguatu

1 comentário em “Doente mental, em surto, danifica gravemente quatro capelas da Paróquia de Quixelô”