Diocese comemora 69 anos de Vida Sacerdotal de Dom Mauro

Hoje celebramos os 69 anos de Vida Sacerdotal de Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, Bispo Emérito de Iguatu! Toda uma vida doada a serviço do Reino!

A Paróquia de Senhora Sant’Ana , através do Pároco Pe. Roberto, e a Legião de Maria convidam para a MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS, Hoje às 17h, na Igreja Matriz!

Quem é Dom José Mauro

Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, nasceu em Russas, 14 de maio de 1925, é bispo da Igreja Católica do Brasil, emérito da Diocese de Iguatu, da qual foi seu primeiro bispo diocesano.

Era filho do farmacêutico José Ramalho de Alarcón e Santiago, então prefeito de Russas e de Maria Ramalho de Alarcón e Santiago.

Ingressou no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza em 1937 e, concluindo seus estudos em Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 5 de fevereiro de 1948. No ano seguinte, foi nomeado diretor do Ginásio Diocesano de Limoeiro do Norte, permanecendo neste cargo até 1954. Depois foi nomeado capelão do Ginásio Marista, então um internato para meninos em Aracati. Em 1956 foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Aracati.

Em 13 de outubro de 1962 foi nomeado pelo papa João XXIII bispo diocesano para a recém-criada Diocese de Iguatu, desmembrada da Diocese do Crato.

D. José Mauro é o primeiro bispo oriundo da Diocese de Limoeiro do Norte, desde que esta foi criada em 1938, e o 21º bispo nascido no Ceará[2]. Foi sagrado bispo em 6 de janeiro de 1962 por D. Aureliano Matos, com auxílio de D. Terceiro de Sousa, bispo de Penedo, e D. Vicente Matos, bispo do Crato.

Esteve à frente da diocese por 38 anos, tendo sua resignação publicada em 26 de julho de 2000. Foi sucedido por seu auxiliar D. José Doth, falecido em 26 de novembro de 2017.