DIOCESE DE IGUATU
5 de dezembro de 2017

Diocese comemora 69 anos de Vida Sacerdotal de Dom Mauro

Hoje celebramos os 69 anos de Vida Sacerdotal de Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, Bispo Emérito de Iguatu! Toda uma vida doada a serviço do Reino!

A Paróquia de Senhora Sant’Ana , através do Pároco Pe. Roberto, e a Legião de Maria convidam para a MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS, Hoje às 17h, na Igreja Matriz!

Quem é Dom José Mauro

Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, nasceu em Russas, 14 de maio de 1925, é bispo da Igreja Católica do Brasil, emérito da Diocese de Iguatu, da qual foi seu primeiro bispo diocesano.

Era filho do farmacêutico José Ramalho de Alarcón e Santiago, então prefeito de Russas e de Maria Ramalho de Alarcón e Santiago.

Ingressou no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza em 1937 e, concluindo seus estudos em Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 5 de fevereiro de 1948. No ano seguinte, foi nomeado diretor do Ginásio Diocesano de Limoeiro do Norte, permanecendo neste cargo até 1954. Depois foi nomeado capelão do Ginásio Marista, então um internato para meninos em Aracati. Em 1956 foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Aracati.

Em 13 de outubro de 1962 foi nomeado pelo papa João XXIII bispo diocesano para a recém-criada Diocese de Iguatu, desmembrada da Diocese do Crato.

D. José Mauro é o primeiro bispo oriundo da Diocese de Limoeiro do Norte, desde que esta foi criada em 1938, e o 21º bispo nascido no Ceará[2]. Foi sagrado bispo em 6 de janeiro de 1962 por D. Aureliano Matos, com auxílio de D. Terceiro de Sousa, bispo de Penedo, e D. Vicente Matos, bispo do Crato.

Esteve à frente da diocese por 38 anos, tendo sua resignação publicada em 26 de julho de 2000. Foi sucedido por seu auxiliar D. José Doth, falecido em 26 de novembro de 2017.

4 comentários em “Diocese comemora 69 anos de Vida Sacerdotal de Dom Mauro

1. Parabenizo nosso querido Dom Mauro Ramalho por sua vida de dedicação a serviço do Reino de Deus. Tive a felicidade de trabalhar em sua Diocese, na cidade de Icó, por 6 anos. Tempo feliz nos trabalhos pastorais com suas sábias orientações. Deus o recompense por seu amor incondicional a Deus e aos seus diocesanos e os pobres em geral.
    Obrigada Dom Mauro. A Mãe querida seja sempre sua companheira de caminhada.

2. Parabéns a Dom José Mauro pela vida dedicada à Igreja, desde os primórdios de sua vida sacerdotal, como Capelão de um ginásio em Aracati, aos nossos dias, na condição de bispo emérito de Iguatu.
    Ele foi eleito bispo, por São João XXIII, no dia 13 de outubro de 1961, e consagrado em 6 de janeiro de 1962, em momentos, assim, especiais, da vida da Igreja, pois às vésperas do início do Concílio Ecumênico Vaticano II.
    Que Deus o assista hodie et semper!
    Osmar Lucena Filho (Piquet Carneiro)

3. Parabéns querido Bispo e grande Mestre em minha vida! O tempo que pode estar no seu convívio, aprendi muito e sou feliz por ter tido a oportunidade de fazer o programa A Voz do Pastor com ele na Rádio Jornal e foi uma experiência valiosa para mim! Feliz Aniversário Dom Mauro!

4. Desejo vida longa a Dom Mauro.Acompanhei o seu pastoreio até 1990 quando mudei pra Diocese do Crato. Que Deus na sua infinita bondade proteja a Diocese de Iguatu.Dom Mauro é um ícone cultural e religioso de Iguatu e de todas ad paróquias que compõem a Diocese.Todas as manifestações e orações demonstram a gratidão ao nosso imortal líder religioso.
    Manoel Nailson Teixeira de Carvalho
    Secretário de Cultura,Esporte e Juventude