DESCOBERTA VOCACIONAL

Se os jovens católicos descobrirem e realizarem a vocação para a qual são chamados, certamente serão felizes e contribuirão para a construção de uma sociedade mais fraterna e solidária.

Descobrir a vocação é responder ao apelo divino e corresponder à exigência interior do próprio coração. O vocábulo migrou de seu ambiente religioso para ser sinônimo de aptidão para profissões. Daí a multiplicação dos chamados testes vocacionais. Entretanto, é possível reconduzir a visão secularizada de vocação à compreensão dos talentos dados por Deus. Uma vez descobertos, incentivados e trabalhados contribuem para tornar homens e mulheres capazes de exercê-los, em prol da coletividade e da própria realização pessoal. Trata-se de importante descoberta que possibilita ao jovem dizer: tenho muitas vocações!

O mês de agosto em curso é vocacional. No primeiro domingo, festejamos o dia do padre, devido à proximidade da memória, em honra de São João Maria Vianney, o Cura d` Ars. Sacerdote e pastor exemplar foi proclamado padroeiro dos párocos e sacerdotes. Toda comunidade paroquial se empenha em pedir ao Senhor vocações sacerdotais, futuros operários da messe, e contribui para a manutenção do Seminário.

O segundo domingo coincidiu com o dia dos pais. A ocasião permitiu que a função paterna do homem fosse vista, à luz do plano de Deus, como vocação e missão. Tal consideração supera a visão secularizada ou mesmo descomprometida da ação procriadora do homem. Ele é chamado a sustentar e a educar os filhos com o fruto do seu trabalho e do seu amor, comunicando-lhes também os ensinamentos do Evangelho de Cristo pela prática da fé. O pai é o primeiro mestre ou pedagogo para seu filho em todas as realidades da vida.

Celebrou-se a festa de São Lourenço, diácono e mártir, no dia 10. Os diáconos permanentes, em geral homens casados, escolhidos dentre os melhores das comunidades paroquiais, aceitaram este ministério de serviço ao Povo de Deus. Tornam-se excelentes colaboradores dos párocos e servidores das comunidades, especialmente no ministério da pregação e da caridade, na administração do batismo e na assistência dos matrimônios. Em Iguatu, estamos em fase de implantação do diaconato permanente. Precisamos pedir ao Senhor sólidas vocações diaconais.

O terceiro domingo coincidiu com a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Trouxe à reflexão o plano divino sobre a mulher que encontra em Maria o vértice esplendoroso. Vocacionada a ser mãe, esposa ou consagrada na vida religiosa, a mulher participa da missão da Igreja em diversos modos, além da liderança cada vez mais solicitada na sociedade, mediante as várias profissões.

Quanto ao quarto domingo, permitirá a abordagem sobre a vocação cristã dos fieis leigos no mundo e sua corresponsabilidade na Igreja, em muitas formas de apostolado e de ministérios e serviços, especialmente, a catequese. Com os ministérios ordenados do bispo, do padre e do diácono, que supõem o chamado especial de Deus, crescem diversos ministérios leigos, fundamentados no batismo e na crisma.

Em qualquer idade e tempo se pode descobrir que o Senhor convoca e envia discípulos e discípulas. A Pastoral Vocacional existe, justamente, para suscitar e confirmar nas comunidades uma Igreja missionária, toda ministerial e servidora.