COMUNIDADES RURAIS DA PARÓQUIA DO PRADO INICIAM CAMINHO DE APROFUNDAMENTO SOBRE A CELEBRAÇÃO DOMINICAL DA PALAVRA

No último dia 3, domingo, aconteceu na comunidade de Lagoa Redonda o primeiro encontro do projeto paroquial que visa dinamizar e fortalecer a Celebração Dominical da Palavra nas Comunidades Eclesiais de Base da zona rural. Houve, porém, um encontro de sensibilização no mês de novembro, onde aconteceu a apresentação do projeto, assim como a escuta dos gritos e necessidades que as comunidades traziam, a fim de que o projeto atingisse as anseios da conjunta realidade.

Junto com as oito (8) comunidades que compõe a região eclesial, construímos um caminho que proporcionará um pleno aprofundamento acerca do sentido teológico, pastoral e litúrgico que a Celebração Dominical da Palavra tem junto da vida dinâmica e da experiência missionária. Composto por quatro (4) módulos que garantirão tanto um aprofundamento teórico, como a dimensão prática. O tema do primeiro módulo já foi trabalhado dentro da perspectiva de “o que é celebrar”.

O plano de ação foi construído a partir de blocos temáticos, cujas fontes de trabalho foram as vivências das primeiras comunidades (fundamentação bíblica), a eclesialidade emanada do Concílio Vaticano II (fundamentação a partir da Constituição Dogmática Lumem Gentium) e a orientação da Constituição Conciliar que garantiu a reforma litúrgica/pastoral da Igreja no mundo (Sacrosanctum Concilium). Buscamos apoio também nas exitosas contribuições de liturgistas brasileiros como Ione Buyst1, Penha Carpanedo2, Domingo Ormonde3, Irineu Guimarães4 e tantos outros colaboradores.

Portanto, estamos animados/animadas e comprometidos/comprometidas com a efetivação desse projeto de animação litúrgica nas nossas comunidades, na tentativa de melhorar a reunião semanal da comunidade, fortalecendo os vínculos entre as vidas doadas na construção do Reino de Deus no meio de nós. Caminhemos para as fontes, animados pelo batismo que nos congrega.

1 Ione Buyst atua há muitos anos na formação litúrgica, tanto no campo acadêmico como no campo pastoral e popular. Tem vários livros e artigos publicados, tanto na área acadêmica quanto na pastoral. É articulista e membro do conselho de redação da Revista de Liturgia; membro co-fundadora da Celebra, Rede de Animação Litúrgica; membro da equipe de elaboração do Ofício Divino das Comunidades; e uma das criadoras do Laboratório Litúrgico, uma técnica a serviço da formação litúrgica integral.

2 Penha Carpanedo pertence à Congregação das Irmãs Discípulas do Divino Mestre. É especialista em liturgia. Ministra cursos e assessora as comunidades, na dimensão litúrgica da fé cristã.

3 Domingos Ormonde é presbítero do Rio de Janeiro. É especialista na Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal. Membro co-fundador da Celebra, Rede de Animação Litúrgica e uma dos criadores do Laboratório Litúrgico, uma técnica a serviço da formação litúrgica integral.

4 Marcelo Irineu Rezende Guimarães foi monge beneditino, teólogo, membro da Rede CELEBRA. Escritor, educador, pacifista e teólogo, além de conhecedor das tradições patrísticas, teve, nas celebrações litúrgicas do mosteiro, a oportunidade de aprofundar, pela experiência e pelo estudo, o sentido espiritual da liturgia, e assim se tornou uma referência importante para a teologia e para a pastoral litúrgica do Brasil.

Com Informações – Padre João Batista – Diocese de Iguatu

GALERIA

Deixe um comentário