Assassinado sacerdote no Quênia

Nairóbi (RV) –  Mais um sacerdote assassinado no continente africano. É o sexto desde o início de 2017. Trata-se do Padre Evans Juma Oduor, encontrado gravemente ferido no Condado de Muhoroni, distante 30 km do convento onde residia.

Segundo as primeiras informações da imprensa local, o sacerdote teria chegado ainda com vida ao hospital, onde recebeu atendimento de emergência, mas não resistindo aos ferimentos recebidos na cabeça, faleceu uma hora mais tarde.

“O paciente chegou em nossa estrutura às 23 horas de domingo e morreu uma hora mais tarde”, disse a Dra. Juliana Otieno, explicando as graves lesões encefálicas do paciente.

O automóvel do sacerdote foi encontrado queimado a cinco quilômetros do local onde o padre foi encontrado ferido.

Uma religiosa do convento de Chiga declarou ao jornal The Standard que o sacerdote havia deixado o local por volta das 20h30min com o objetivo de voltar para Nyabondo. A Irmã também revelou ter tentado falar com o sacerdote uma hora mais tarde para saber se havia chegado bem, mas o seu celular já não respondia.

Segundo dados do blog “Il Sismógrafo”, em 2017 já foram assassinados 19 agentes de pastoral em todo o mundo: 14 sacerdotes, 2 catequistas, 1 leiga voluntária polonesa, 2 leigos guardiões de uma Igreja

AMÉRICA [10]

– México (4)*

Pe Joaquín Hernández Sifuentes – (desaparecido em 3 de janeiro, foi encontrado morto em 12 janeiro)

Pe Felipe Altamirano Carrillo – 27 março

Pe Luis Lopez Villa – 6 julho

Pe José Miguel Machorro – 3 agosto (esfaqueado em 15 maio)

– Bolívia (1)

Helena Kmiec  (leiga, voluntária polonesa da Congregação dos Servos da Mãe de Deus) – 25 janeiro (?)

– Venezuela (1)

Pe Diego Begolla – 10 abril

– Colômbia (2)

Pe Diomer Eliver Chavarría Pérez – 27 julho

Pe Abelardo Antonio Muñoz Sánchez – 3 outubro

– Brasil (1)

Pe Pedro Gomes Bezerra – 24 agosto

– Argentina (1)

Ramón Carrillo (leigo, guardião de uma igreja) – 28 agosto

ÁFRICA [8]

– Sudão do Sul (1)

Catequista: Lino – 22 janeiro

– Nigéria (2)

George Omondi (leigo, guardião de uma igreja) – 19 março

Pe Cyriacus Onunkwo -2 setembro

– Madagascar (1)

Pe Njiva Lucien – 23 abril

–Burundi (1)

Pe Adolphe Ntahondereye – 11 maio (morto 2 semanas após ter sido sequestrado)

– Camarões (2)**

Pe Armel Djama (final de maio)

Pe Augustin Ndi (7 junho)

– Quênia (1)

Pe Evans Juma Oduor (23 outubro)

ÁSIA [1]

– Filippinas(1)

Domingo Edo – 20 agosto (leigo, catequista)

***

*No México, em 6 de junho, foi assassinado Jorge Antonio Díaz Pérez, um ex-sacerdote que, segundo a Diocese de San Luis Potosí, no momento de sua morte estava suspenso de seu ministério por motivos disciplinares.

** Dom Jean-Marie Benoit Bala, encontrado morto em 2 junho. Os resultados da autópsia indicam que teria morrido afogado, ainda que a Conferência Episcopal dos Camarões fale de assassinato.

(JE/Il Sismografo)

Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2017/10/24/assassinado_sacerdote_no_quênia/1344804