3º. MUTICOM reúne, em Sobral, duzentos representantes das PASCOM do Ceará

Ao todo cerca de 200 representantes da Arquidiocese de Fortaleza e das Dioceses Itapipoca, Limoeiro, Crateús, Iguatu, Tianguá, Crato e Sobral estiveram reunidos nos dias 2, 3 e 4 de março, em Sobral, para participarem do 3º. MUTICOM.

A recepção contou com a ótima performance da banda de música feita de crianças e jovens do município de Catunda. Foram convidados para compor a mesa, dom José Luiz de Vasconcelos, bispo de Sobral; dom Edson Castro, bispo de Iguatu; Alex Ferreira, coordenador da Pascom do Regional NE-1; padre Fabio Nascimento, coordenador da Pascom de Sobral; e padre Maurício Cruz, assessor. Dom Vasconcelos deu as boas-vindas e relembrou o caminho da Pascom no Regional marcado pelos dois Muticom, que aconteceram em Itapipoca e Crato. A sexta começou com a palestra do padre Maurício Cruz tratando do tema “Educar para Comunicar” a partir da abordagem do nono capítulo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o 3º Muticom.

O sábado iniciou também com o padre, desta vez falando sobre “O uso das novas tecnologias na educomunicação”. A jornalista Jocasta Pimentel continuou o tema “Educomunicação” e nos lembrou que o conceito Educomunicação está muito ligado à Cidadania, o bem estar do outro e o colocar-se no lugar do outro, para além do uso do aparato de comunicação. À tarde o grupo foi dividido para as cinco oficinas: Fotografia; Mídias Sociais; Produção de Texto; Produção de Vídeos; e Liturgia e Oratória.

O 3º. MUTICOM terminou domingo após a missa celebrada por dom José Luiz de Vasconcelos, bispo de Sobral, e o anúncio de que será na Diocese de Iguatu em 2020 que acontecerá o 4º. MUTICOM. Muito feliz com a missão de receber os comunicadores católicos do Ceará, dom Edson, bispo de Iguatu, gravou vídeo que foi exibido aos presentes. Na sua mensagem agradeceu pela escolha e conclamou a todos da Diocese de Iguatu para que comecem desde já a preparar uma grande recepção e planejar grande programação.